A volta do bom futebol

Iniciada ontem a caminhada de alguns grandes europeus rumo à Champions League 2008/2009. É a volta da qualidade no futebol à televisão. A comparação deixa o Campeonato Brasileiro como peladas de bairro.

Pude acompanhar a estréia do Barcelona. Boa impressão, apesar de poucas mudanças. A forma de jogar é bem parecida (para não dizer idêntica) à dos tempos de Rijkaard. Em que pese a ausência de Messi, que está nos Jogos Olímpicos, o desempenho ofensivo foi bom. 4 a 0 com tranquilidade, sobre o Wisla Cracóvia, da Polônia. Xavi, em grande fase, é o novo comandante do time. Dita o ritmo, faz a bola girar, dá qualidade ao meio-campo. Eto´o, aparentemente fora dos planos, estreou bem e mostrou sua importância. Já deu a volta por cima. Vale destacar também a ótima partida de estréia de Daniel Alves. Figura muito importante ofensivamente, mostrando que pode (e deve) tornar-se titular da seleção em breve. Saiu com o ombro machucado.

O que preocupa porém, é o desempenho defensivo. Daniel Alves ataca muito e a cobertura é deficitária. O miolo de zaga é lento. E não há um volante de mais pegada no meio. Com Messi no time, as coisas podem piorar ainda mais. Dessa forma, o Barça pode se tornar um time muito vulnerável, e pouco competitivo. É esperar para ver.

Não vi os outros jogos, mas tive notícias da bela vitória da Juventus. Com um golaço de Del Piero, a "Velha Senhora" mostra que está de volta, depois de anos em baixa. Montou um time interessante, que pode dar o que falar. E ainda tem para colocar em campo o garoto Giovinco, principal jogador da Itália até o momento nos Jogos Olímpicos. Além disso, o Liverpool, que apenas empatou com o Standard Liége, da Bélgica e o Schalke 04, que bateu, mesmo sem Rafinha, o Atlético de Madrid por 1 a 0. Promete ser o grande jogo da fase preliminar.

11 comentários:

Anônimo disse...

Isso faz Camarões lamentar ainda mais a ausência do Eto´o nas Olimpíadas.............

Unknown disse...

Eu comentei sobre esse jogo no Pandegão. dá uma conferida. hehe
BARÇA WHO?

Abraços!
http://pandegosepatuscos.blogspot.com

Leandro disse...

Em tempos de Olimpíada, pouco acompanho de futebol. Nem sabia que a fase preliminar da UCL tinha começado. Não soube de nada, não vi os jogos... mas o placar do Barcelona foi expressivo, mas talvez o adversário não seja expressivo para avaliar com mais precisão como está o time.

Jogo Aberto disse...

é um grande campeonato.
grandes jogadores.
o eto'o joga muito tbm...
que vença o melhor

Wilson Oliveira disse...

Concordo Grissi...

Se compararmos os jogos da Champions com os jogos do BR, dá até uma vontade de chorar.

E se quisermos comparar com os jogos da sul-americana então...

Mas enfim, o pior disso tudo, é que muitos que colaboram para o sucesso do futebol europeu, nascem aqui, mas não ficam aqui.

E eu tambem estou empolgado com essa temporada europeia. Alguns gigantes do velho mundo fizeram contratações interessante.

Abs.....

Marcos Garcia disse...

Deve ter sido um jogão, bem que o adversário da Polonia é meio que uma galinha morta, quero ver o Barça jogando bem, e dando show nos times de peso da Liga dos Campeões.

Unknown disse...

O Barça tende a crescer com a permanência de Eto'o.

Pâm Cristina LF* disse...

Graças a Deus
vou ver o Sevilla jogar

=D

Leandrus disse...

Incrível, Del Piero vem jogando muito; parece até vinho.

Eu não gostaria de ver Daniel Alves como titular da seleção. Quando ele conseguiu a posição, me decepcionei: não marcava, não atacava bem, errava cruzamentos bobos, até mesmo passes...tinha uma atuação abaixo da média comparando com o que fazia no Sevilla.

Anônimo disse...

Sabe, eu continuo achando que , mesmo com jogadores que não são os nossos melhores, o futebol nacional é infinitamente superior.

Filipe Araújo disse...

tudo bem que o nível da bola jogada aqui e lá é quase incomperável. mas, pelo menos neste início de temporada, o nível dos adversários no velho continente também não pode ser levado em consideração, né?

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

ps.:o Eto'o é um bosta!

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter