Base Pronta

Não é atoa que o Brasileirão 2007 é sucesso de público. Depois de competir com os grandes campeonatos europeus na última rodada, a fórmula está comprovadamente aceita pelo torcedor e a disputa continua emocionante do início ao fim da competição. Mais do que isto, aos poucos uma certa moralidade vai aparecendo, principalmente no que diz respeito à "times tradicionais sendo rebaixados". Este ano, tudo indica que pode ser o Corinthians, e não vai haver virada de mesa.

Mas o Brasileirão, e toda a temporada 2008 promete. Apesar de alguns bons jogadores, e de ótimas revelações, percebo que não há para este final de temporada muitos jogadores ótimos com bom mercado na Europa. Claro que um ou outro sairá, mas me parece que a maioria dos times conseguirá manter uma boa base, e formar equipes ainda mais fortes para o ano que vem. Vejamos:

São Paulo - o bom time campeão brasileiro não deve perder muitos jogadores. Um ou dois atletas devem sair. Breno e Alex Silva vão ser cogitados pelos times do exterior, Jorge Wágner ainda tem futuro indefinido. Júnior está em fim de carreira. Mas a base, principalmente no meio-campo e ataque será mantida, e com dois ou três reforços o São Paulo pode montar um grande time.

Inter - se o time do Beira-Rio vai mal das pernas neste fim de temporada, é um dos que tem melhor time para o ano que vem. Com Guiñazu em grande fase, Magrão se reencontrando, Fernandão e Gil jogando o que sabem, e contando ainda com o retorno de Nilmar, o Inter precisará apenas de alguns reforços para acertar o setor defensivo e compor o elenco.

Cruzeiro - o "rei das vendas" não deve fazer grandes negócios nesta virada do ano. Por ter um time muito jovem, a maioria dos atletas do Cruzeiro ainda não apareceu para o exterior. Alguns que aparecem no excesso devem sair como Marcelo Moreno ou Alecsandro. Mas a base deve ser mantida e o time já acertou algumas boas contratações para o ano que vem, como o lateral direito Apodi.

Santos - o bom time do Santos deve permanecer para o ano que vem. Por lá, o grande problema é a idade de seus principais jogadores, já avançada. Mas Luxemburgo sabe o que faz, e o Santos vai gastar pouco mas buscar as peças certas para compor uma grande equipes para o ano que vem.

Fluminense - o tricolor carioca planeja montar uma máquina para o ano que vem. Dificilmente sairão mais do que 30% das contratações sonhadas, mas o time que termina a temporada é bom e com alguns reforços de peso pode brilhar no ano que vem.

Além de todos estes times, temos alguns que não tem uma grande base pronta, mas que tem condições de montar grandes times para o ano que vem. O Palmeiras precisa de mais qualidade, principalmente no setor ofensivo, mas tem um bom time. O Atlético-MG deve buscar alguns reforços interessantes por causa do centenário. Flamengo e Botafogo correm por fora na montagem de bons elencos.

2008 promete!

9 comentários:

Guilherme disse...

Por essas e por outras que eu tenho certeza que '08 vai ser o ano do Grêmio.

Quantas vezes você falou do Glorioso Imortal? NENHUMA.

É nessas horas quando nossos adversários não estão atentos ou preocupados com outros é que nós atacamos...

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Ricky_cord disse...

Tenho curiosidade para ver o que vai suceder com o Alecsandro que não rendeu grande coisa no Sporting.

Diego Louzada disse...

O ano do meu Vascão vai depender de quem for o novo técnico. espero que venha o r fernandes do náutico!

Zêro Blue disse...

2008 tem que ser o ano do Cruzeiro, este time vai dar alegrias no ano que vem. Também acho que se sairem serão uns 2, no máximo 3 jogadores.
Ah, sou totalmente à favor da permanência do Dorival para 2008.

Leandro disse...

Primeiro, muitíssimo obrigado pela visita e pelo comentário lá no meu blog. Também gostei do seu e voltarei sempre aqui. Vou linkar o seu blog lá no meu.
Quanto aos times, realmente a maioria dos jogadores daqui não parece ter mesmo mercado nos grandes centros europeus, porém o problema está nos periféricos como Rússia, Ucrânia. Tem também o mundo árabe e mercado asiático que levam muitos jogadores de nível médio e ruim.
O Botafogo vai sofrer um grande desmanche e não sei se tem dinheiro em caixa para repor. Quanto ao Palmeiras, por disputar a Libertadores, deverá fazer algumas boas contratações.
No São Paulo, parece que o Souza também fala em ir embora... Mas é um time com boa estrutura e com um bom caixa, deverá repor bem suas peças perdidas.
Um abraço

Unknown disse...

O Cruzeiro vai vir forte pra 2008. E concordo com vc carlão. O dorival é e deve ser o tecnico para 2008. Fez um trabalho excelente este ano. E ano que vem com tempo para preparar o time antes da competição e com os reforços que o time necessita, vai ficar igual a um rolo compressor!

Que 2008 seja melhor que 2003!

Arthur Virgílio disse...

Meus pitacos no mercado do futebol: Jorge Wagner volta para o Bétis. Apodi realmente é muito bom, outro que vem o volante, Elicarlos, do Naútico. E o Flu trará algum nome de peso dos rivais: ou Leandro Amaral, ou Dodô e por que não o rei, o rei do Rio, Obina.

Glauco disse...

Espero que o santos mantenha a base para não cometer o erro dos anos anteriores, quando a saída de atletas comprometeu o nível da equipe. Qaunto ao Atlético (MG), o centenário pode se tornar uma armadilha se eles recorrerem aos medalhões como em outras ocasiões, é fracasso garantido.

Zêro Blue disse...

É isso Lolis, Dorival 2008, tem uns corneteiros por aí querendo derrubá-lo.
O Apodi e o Eli Carlos vem sim pro Cruzeirão 2008 meu caro Arthur Virgílio.
Tem também o zagueiro Marcelo Tavares, atualmente no Al-Hilal da Arábia Saudita.
Sds. Celestes

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter