MSC – Movimento dos Sem-Craques

Manifesto dos Blogueiros a favor da transformação do futebol brasileiro

Nossa paciência está no limite. É triste ver o ponto que a chegamos. O futebol nacional nunca esteve tão ruim, tão feio. É difícil de acreditar no que estamos vendo. Craques surgem aos baldes, mas antes mesmo de se tornarem ídolos em seus clubes, que os lapidaram e os revelaram, são vendidos ao exterior, muitas vezes a preço de banana. O que mais nos assusta é que muita gente reclama, muitos esperneiam, mas quem pode tentar reverter a situação não tem feito nada.

Clubes de futebol devendo milhões. Não há clube de futebol sem dívidas no Brasil, mas sim os que devem menos. Estádios precários caindo aos pedaços, monopólios de transmissão em TV, falta de organização e preocupação com o bem estar do torcedor.

Bom, se fôssemos listar tudo que há de errado em nosso futebol, escreveríamos um livro e não um manifesto.

A força dos Blog’s e dos blogueiros que vos escrevem é nula ou insignificante, mas nossa comunidade tem crescido a cada dia e com ótimos escritores, jornalistas ou somente fanáticos por futebol, gente que age por paixão, que se dedica e escreve belos textos. Com isso, convocamos todos os amigos, parceiros ou simples militantes do nosso futebol que se engajem nesta campanha em prol do esporte bretão.

Ainda não sabemos o que fazer e como fazer, mas sabemos que algo precisa ser feito com urgência e partindo de alguém. Da imprensa parece que não vai ser. Da CBF não esperamos nada, e do governo menos ainda. Então por que não tentarmos nós?

Os clubes vivem um martírio onde as dívidas com suas federações e com o Clube dos 13 os fazem reféns de verdadeiros Barões da cartolagem, limitando as suas possibilidades de ação.

A esperança olha para nós. O povo brasileiro. Não podemos deixar a maior paixão do nosso povo se esfacelar desta forma. Corremos o risco de ter um futebol burocrático. Imaginem a catástrofe!

Chegou a hora de agirmos. Vamos fiscalizar, vamos divulgar e vamos cobrar. A divulgação nós já fazemos, agora é a hora de começar a cobrar. Temos representantes em todos os cantos. Vamos nos unir porque não custa tentar.

Orlando Silva Júnior, Ministro dos Esportes é o nome de quem devemos começar a cobrar ações, dos dirigentes dos nossos clubes temos que cobrar atitudes e dos nossos Deputados e Senadores temos de cobrar a revisão da Lei Pelé.

Temos que começar a criar condições de manter os nossos craques no país, criar condições para que os clubes consigam ter sustentabilidade, e exigir maior transparência nas administrações dos mesmos. Todos nós admiramos o futebol europeu pela sua organização e marketing, e temos que nos espelhar em seu modelo de gestão, melhorando-o e adaptando-o às nossas circunstâncias.

Cabe a nós cobrar. Cobrar, acompanhar e fiscalizar.

Este manifesto é apenas um texto de meros blogueiros que entendem pouco mas que são apaixonados pelo futebol e que tem muita vontade de ver as coisas mudarem. Se tivermos união, sei que poderemos colocar pelo menos um tijolo na construção de uma nova forma de encarar o esporte mais brasileiro que existe.

O nosso futebol merece esse nosso esforço.

Contamos com todos. Blogueiros e não blogueiros, uní-vos!


** Este manifesto foi organizado pelo blogueiro Bruno Silva, no qual o blog está relacionado abaixo e conta com o apoio de diversos companheiros espalhados pela blogosfera. De qualquer forma, gostaria de deixar claro o meu apoio, apesar de ressalvas, uma vez que é importante lembrar que diversos outros fatores movimentam o futebol atualmente e eles precisam ser levados em conta.

10 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim o maior problema foi a Lei Pelé, tirou o poder dos clubes e colocou nas mãos dos empresarios!Abração

Zêro Blue disse...

Somos poucos e não temos tanta expressão, mas estamos fazendo nossa parte, não estamos nos omitindo.
O nosso futebol merece esse nosso esforço.
Valeu turma de blogueiros do Brasil Varonil…….

Sds. Celestes


SITE/BLOG
www.SOUCRUZEIRENSE.9f.com
www.SOUCRUZEIRENSE.blogspot.com
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Gerson Sicca disse...

Acho que o problema pode ser amenizado, mas é irreversível. os europeus tem muita grana.
E até a década de 80 tínhamos os craques mas os campeonatos eram uma bagunça, assim como os clubes. Hoje o calendário melhorou e os clubes tb, embora ainda não o suficiente, mas não temos mais os craques.

Net Esportes disse...

O dinheiro sempre fala mais alto.

Victor Hugo Antinossi disse...

A Lei Pelé prejudicou os clubes brasileiros diretamente.

E outra coisa que eu não entendo é o fato da cota televisiva ser dividida de forma desigual. Se a Globo paga 4x mais para o São Paulo, o Paraná (por exemplo) sai em desigualdade para fazer contratações.

O que me assusta é ver mesas redondas falarem: o time do Paraná é ridículo. Nenhum reforço de peso. Eles poderiam espelhar no São Paulo, Grêmio e cia.

Enquanto houver essa divisão mal feita, muitos clubes vão se dar mal ainda!

Diego Louzada disse...

A Lei Pelé destruiu os clubes. Realmente o dinheiro é incomparável, mas se não tivéssemos que perder nossos jogadores a preço de banana para mercados inferiores, como Rússia e Ucrânia, já melhoraria muito a situação. Creio que é inevitável a saída dos craques, mas não com 15, 16 ou 17 anos. Que saiam por milhões, rendendo dinheiro aqueles que investiram na sua formação.
**peço desculpas por não ter postado o protesto, mas ontem não entrei na internet. Faço das palavras de todos as minhas.

Anônimo disse...

(o blog futebol, música e etc é um dos associados ao manifesto dos sem craques)Para todos aqueles que fazem parte do MANIFESTO DOS SEM CRAQUES ou que não fizeram mas com certeza amam o futebol, acessem whsoccermusic.zip.net e vejam a entrevista de Pelé falando sobre copa 2014, Timemania, corrupção e muito mais. Um grande abraço Vinicius, conto com a sua visita.

Anônimo disse...

bacana a manisfetaçao, e concordo com td...só tem um problema:

No brasil os jogadores ganham em Real, nos EUA em dolar, na espanha e italia em Euro, e na inglaterra em Libra colega....

Para ter mudanças, tem q ser feito leis q mantem os jogadores aki no brasil, pq se for por parte dos jogadores, o dinheiro fala mto mais alto q a paixao....

Unknown disse...

o que o caram diz faz sentido, mas hoje, o menino de 12 anos ja começa a treinar com pensamento de jogar na europa. E pra brigar por $$$, infelizmente esse nosso futebol falido e que não é levado a serio por quem o comanda, não tem chance nenhuma contra os times europeus. Quer ver craque jogando no brasil? vá ao campo assistir os torneios de juniores. Fora isso, só pela espn.

Anônimo disse...

Boa! Futebolzinho brasileiro precisa de revisão urgente.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter