O favorito

Não é nome de novela. É nome de postagem mesmo. Mais uma vez, peço desculpas pela falta de tempo, por isto vou ficar devendo a análise detalhada dos jogos de quarta-feira. Já ficou velho. Aí vai mais uma análise geral da situação do Campeonato Brasileiro.

Depois de mais esta rodada, por pouco a possibilidade que eu imaginei se fez verdadeira. Faltando seis jogos para o fim, apenas três pontos separam o primeiro do quinto colocado. Equilíbrio nunca antes visto, sem dúvidas.

E nos últimos seis jogos, tudo pode acontecer. Com a vitória sobre o Botafogo (com a ajuda do juiz, diga-se de passagem), o São Paulo colocou medo nos concorrentes. O time de Muricy não joga bonito. Mas como é difícil batê-los. E assim, de grão em grão, o São Paulo vai chegando. Mas pode pesar contra o tricolor paulista o fato de ser o pior nos critérios de desempate (sim, o campeonato pode ser decidido desta forma).

Quem vive o melhor momento técnico é o Cruzeiro, que atropelou o Grêmio e recuperou o prestígio. Quando está em um grande dia, é muito bom ver o time mineiro jogar. E isto já foi dito, inclusive, pelos rivais Luxemburgo e Muricy. Com o retorno de jogadores importantes, o Cruzeiro segue mais do que vivo na briga. E pesa a favor dos mineiros o fato de ser o time que mais venceu na competição até aqui (critérios de desempate, outra vez).

Palmeiras e Grêmio estão em queda. Para os paulistas, foi muito bom vencer sem jogar bem. Isto vai ser necessário nesta reta final. Ninguém joga bem sempre. Mas quem quer ser campeão, precisa ganhar sempre. E o time paulista, que já foi favoritissimo, precisa melhorar bastante para voltar a ser considerado na disputa. Mesma coisa para o Grêmio, de campanha muito ruim no returno. O fator Olímpico, sozinho, não vai resolver. E vale lembrar: para quem levou de dois da Lusa, perder de goleada para o Cruzeiro não foi nenhuma surpresa.

Corre por fora o quinto colocado Flamengo. A favor dos cariocas, o fato de jogar quatro das seis partidas no Rio. Um clássico contra o Botafogo. A tabela pode ser favorável, mas o time tem jogos complicados contra Cruzeiro e Palmeiras. O Fla não pode ser dado como fora do baralho, mas, com adversários tão perto, o time fica longe.

A briga segue emocionante também na parte de baixo da tabela. Uma vaga já está definida: é do Ipatinga. Este aí, não fica mais. A distância ficou muito grande para o resto e o time não se acerta. Com o empate de ontem, o Vasco ficou em situação delicadissima. Há mais de um mês sem vencer dentro de casa, o time vê as esperanças de permanência ficarem cada vez menores, depois de uma boa e pequena arrancada. As outras duas vagas, são para cinco times disputarem: Portuguesa, Fluminense, Figueirense, Náutico e Atlético-PR.

Vai pegar fogo. E ninguém é favorito. Nem para se queimar. Nem para sair ileso ou com uma faixa no peito.

9 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa sua analise Vinicius, falou tudo cara. Esse campeonato ta uma zona só, vai assim ate o fim com certeza. abraço.

Zêro Blue disse...

Foi um dos grandes jogos do Campeonato o 3x0 do Cruzeiro sobre o líder.

Se não joga, mas não há como lembrar que SE não tivéssemos perdido 3 pontos bobos contra o Atl.PR, ou contra a Lusa, ou contra o Goiás no Mineirão seríamos líderes hoje.

Abraços e...

Saudações Celestes

SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Anônimo disse...

que isso rapá, o gol contra São Paulo foi corretamente anulado ..... !!!

Se bem me lembro você dizia que haveria um ponto entre o quinto e o primeiro faltando 6 rodadas.... !!

Vai pegar fogo, acho que São Paulo e Cruzeiro vão lutar pelo título mesmo, mas ta totalmente imprevisível, o meu glorioso tricolor não pode perder de jeito nenhum !!!!!!!!!!!!!!! t+

Daniel Reiner disse...

A despeito de análises e apostas,lamentável (pelo menos para os concorrentes)a escalação de um time mixto pelo Internacional para enfrentar o São Paulo.
Tudo bem que o Inter,apesar de ótimos jogadores não tem feito grandes jogos mas abrir as pernas para o tricolor não deveria,não é?

O São Pulo que é o concorrente ao título com adversários mais fracos...

Mas,very well!!! Que pelo menos o soprador de latinhas não ajude o clube paulista de novo.

Forte abrço e obrigado pelas partcipações no 1982 E.C. - Volte sempre!!!

Daniel Leite disse...

Concordo, Vinícius. O SP é o maior candidato. Aliás, o Cruzeiro o seria se tivesse mais consistência longe do Mineirão. A equipe de Muricy está um passo à frente porque é a única que ganha fora de casa. O Flamengo empata. O Grêmio tem perdido. O Palmeiras perde sempre.

Até mais!

Wilson Oliveira disse...

Já faz algum tempo que eu venho apontando um candidato ao titulo e venho mudando de ideia. Agora a bola da vez é o São Paulo.

Empatou com o Gremio no numero de pontos...
Se deixarem o tricolor se isolar na liderança, já era...

Abs!

Anônimo disse...

Todos os 5 primeiros são favoritos. Sem essa de que o sao paulo é mais favorito, o palmeiras ja assumiu a ponta e ta aonde ta.

Eu acredito no Cruzeiro.


Vamos Cruzeiro querido, de tradiçãaaao, no brasileirooooo, ser campeãããããoo!!

Guilherme disse...

Que é isso Wilson??? O tricolor liderou boa parte do campeonato...

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Leandrus disse...

Até agora, o São Paulo me parece o mais confiável dos 5 times que estão brigando pelo título. Sempre jogando feio e aproveitando as bobeiras do adversário, como nos 2 gols em cima do Botafogo. Mas é um time que empata muito, e se continuar ganhando em casa no sufoco, corre o risco de um dia empatar de bobeira em casa e se complicar na tabela.

A queda do Grêmio eu até esperava. Mas a do Palmeiras, antes de começar o campeonato, ah isso eu não esperava não...

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter