Ainda há vagas

Há um ano da Copa do Mundo, e logo depois de vencer a Copa das Confederações, uma boa notícia. O grupo brasileiro que disputará a Copa no ano que vem, ainda está longe de ficar definido. Em várias posições há duvidas. Em uma (lateral esquerda), tudo pode acontecer.

Esperava-se que a Copa das Confederações praticamente fechasse o elenco. Não aconteceu. Na verdade, só Ramires não era nome certo e agora parece certeza nas próximas convocações.

Ao meu ver, estão garantidos na Copa do ano que vem (salvo algum problema de lesão grave ou algo do tipo):

Goleiros:
Júlio César e Doni

Laterais Direitos:
Maicon e Daniel Alves

Zagueiros:
Juan e Lúcio

Volantes:
Gilberto Silva, Felipe Melo e Josué

Meias:
Ramires, Elano e Kaká

Atacantes:
Robinho e Luís Fabiano

São, portanto 14 nomes garantidos na Copa. Ou seja, 9 .vagas

No gol, falta o terceiro goleiro. Victor salta na frente na corrida, mas Diego Alves pode surpreender.

Na zaga, dificilmente teremos novidades. Luisão, Thiago Silva, Alex e Miranda brigam pelas duas vagas restantes. Que podem virar três, devido ao excesso de lesões de Juan na última temporada. Alex Silva, com menos chances, corre por fora.

Na lateral esquerda tudo pode acontecer. Dunga deverá testar outros nomes. Fábio Aurélio é o principal deles. Se voltar a jogar como lateral, Marcelo tem 99% de chances. André Santos, fica na expectativa de ninguém se acertar por ali. Kléber, parece ter saído muito desprestigiado da Copa das Confederações. Só volta, por total falta de opção.

Anderson, Hernanes e Lucas brigam pela última vaga entre os volantes. Apesar de ter entrado pouco, Josué é nome certo em todas as convocações de Dunga, e dificilmente sairá agora.

Na meia, Júlio Baptista é dado como certo por muita gente. Na verdade, o considero quase dentro. Mas existem duas possibilidades para que ele perca sua vaga, e elas são grandes. A primeira é Ronaldinho comandar o Milan, voltando a jogar bem. A segunda, é Diego manter o nível na Juventus.

Na frente, duas vagas. Uma só depende de Pato. É jovem e tem potencial. Se jogar bem, será convocado. A outra, Nilmar não agarrou como deveria. E vai depender do rendimento de vários outros atacantes nos próximos 12 meses. Ronaldo, Fred, Adriano e até Grafite aparecem com boas chances.

Não ter o grupo fechado à esta altura do campeonato é ótimo. Fica a certeza, que todos vão ter que correr e suar muito, para garantir uma vaga entre os 23 convocados para 2010. O trabalho de Dunga, surte o melhor efeito possível neste momento.

Um comentário:

Gremista Fanático disse...

Perfeita sua analise Grissi, concordo plenamente com voce, esse raio-x nos dá bem o quadro da seleção brasileira para a Copa, abraço.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter