Não há meio termo no futebol brasileiro. Ou se está bem, em ótima fase. Ou se está beirando a crise. Este é o retrato do Brasileirão'09 na 17ª rodada.
Goiás, São Paulo, Avaí e Grêmio são os times do momento. A fase é boa e tudo parece dar certo. Pelo menos até que a primeira derrota aconteça.O primeiro, venceu o Flamengo em casa por 3 a 2. Contou, mais uma vez, com a mãozinha da arbitragem. Mas chegou à vice-liderança. Com Fernandão, este time pode dar muito trabalho.
Já o São Paulo, venceu o Botafogo, por 3 a 1. Dagoberto, mais uma vez, foi peça fundamental. E os gritos de "o campeão voltou" são apenas uma das mostras da fase fantástica que vive o time. O tricolor é candidatíssimo ao título.
Enquanto isto, o Avaí segue sua campanha de recuperação. Bateu o Santo André, por 1 a 0. São 6 vitórias e um empate nos últimos 7 jogos. E o time já beira a zona de classificação da Libertadores. A fase não deve durar para sempre. Mas já deve servir para dar tranquilidade ao time, longe da zona de rebaixamento, até o fim da competição.
O último time que curte a boa fase é o Grêmio. Depois de golear o Cruzeiro, conseguiu um ótimo empate contra o líder Palmeiras, fora de casa. Somar pontos fora de casa é sempre bom, principalmente para os gaúchos que não vinham conseguindo. Aos poucos, o G-4 também fica próximo.
No lado negro da força, estão os times em crise. A lista é grande. Os principais: Sport, Coritiba, Cruzeiro e Santo André. Dois dentro do Z-4. Dois beirando a zona.
O Sport passa por um complicado momento de reformulação. E muda demais elenco e treinador. Por isso fica difícil a sequência virar de forma positiva. A lanterna é um retrado de que será difícil a permanência entre os melhores.
Já o Coritiba vive situação estranha. Tem um time bom. Que não merece estar onde está. Mas que não consegue vencer. Desta vez, perdeu para o Santos, dentro de casa. A crise é grande e a virada precisa vir rápido, ou o time se afundará na zona do rebaixamento.
A Libertadores tem um preço. E o Cruzeiro paga caro por isso. O bom time de Adilson Batista, não consegue jogar bem. Ainda sente, claramente, a derrota continental. Agora, a crise aperta, com a pressão de uma das torcidas organizadas. A diretoria tenta reformular o elenco, vendendo e contratando. Com os reforços ainda à estrear, o Cruzeiro naturalmente vai subir na tabela. Mas dificilmente conseguirá campanha para emplacar o time onde deveria estar: entre os primeiros.
O último caso é o do Santo André. Fazia campanha regular, mas demitiu o treinador por besteira e já sente o peso. O rebaixamento fica próximo e o time parece não ter forças para se reabilitar tão cedo. É time para ficar em crise por longo tempo.
Preparem-se que a gangorra ainda nem chegou na metade. Muita coisa vai mudar. Muita fase boa vai ficar ruim. E muita crise vai virar foguetório no fim do ano.
PS: Queria agradecer a todos pelos comentários no post de ontem. Foi um desabafo, mas podem ter certeza que a vida segue aqui no blog. Teremos mudanças, mas serão percebidas à longo prazo. As visitas e os comentários de todos vocês são muito importantes para este espaço.



Um comentário:
Uma boa vitoria, e o Goias segue arrebentando, tem grandes chances esse ano de colocar o estado de Goias na galeria dos campeoes brasileiros, abraço.
Postar um comentário