A decisão que parece exagerada, para mim é justa. 30 jogos de punição e 610 mil reais de multa para o Coritiba, pelas lamentáveis cenas no Couto Pereira na última rodada do Brasileirão. Se a pena permanecer, o clube paranaense só poderá jogar em casa pelo Campeonato Estadual no ano que vem. Terá que buscar outro estádio para atuar na Copa do Brasil e na Série B.
Isto se a pena não mudar...O Coritiba já afirmou que entrará com recurso. O time sonha com a absolvição. É demais. Mas, fica aquela pulga atrás da orelha de que a pena vai cair após o pleno do STJD, provavelmente em janeiro.
A reação da torcida beirou o incontrolável. Não sei se havia polícia suficiente para aquela multidão no estádio. Mas acho muito pouco provável que se um número tão grande de torcedores em qualquer estádio do país resolver invadir o campo, não consiga.
Por isso, não acho o Coritiba tão culpado assim. Mas, infelizmente, o clube era o mandante, era o responsável pelo espetáculo e precisa ser punido. E de maneira exemplar, já que cenas como estas nunca haviam sido vistas no futebol brasileiro. E só com este tipo de punição, ela pode não voltar a acontecer.
Vale lembrar, no entanto, que o fechamento do Couto Pereira é simbólico. O Coritiba seguirá jogando, só que em outro estádio. Mais importante do que qualquer punição ao dono da casa, é preciso punir os baderneiros, os vandalos. Prender o máximo possível de torcedores. E que a punição e a pena para eles sejam tão exemplares quanto foram para o Coxa. E seja divulgada, para evitar que o amante do futebol seja obrigado a ver novamente cenas tão lamentáveis.
2 comentários:
Cara, eu acho que o clube não pode pagar pelos erros dos outros, acho que se as leis com esses bandidos fossem tão rigorosas quanto é com os clubes eles pensariam muito antes de invadir o campo. Mas aqui no Brasil, é assim que funciona, abraço.
Saudações do Gremista Fanático
Acho que a punição cabe ao Coritiba. Mas os principais culpados não serão punidos à altura: bandidos vestidos de torcedores, que provocaram essa barbárie.
No entanto, tenho a sensação que o STJD ameninzará essa pena no futuro...vamos ver.
Postar um comentário