Restava apenas uma vaga. Três times já estavam rebaixados antes da última rodada do Brasileirão (Sport, Náutico e Santo André - o último ainda tinha míseras chances matemáticas). Três outros times lutavam para não ficar com a vaga restante: Botafogo, Coritiba e Fluminense. Quem vencesse, estava livre.
O Botafogo tinha pela frente o Palmeiras, lutando por título e por vaga na Libertadores, no Engenhão. Precisava vencer. Um empate serviria apenas se o Coritiba fosse derrotado.
Coritiba que encarava o Fluminense, no Couto Pereira.
No Rio, o Botafogo começou mal. Nervoso, dava campo ao Palmeiras, que dominava as ações, mas como de costume nas últimas partidas não conseguia chegar com qualidade ao gol adversário. Na etapa final, porém, o time se acertou. Mais leve, conseguia levar perigo ao Palmeiras até chegar aos gols. Um com Wellington. Outro com Jóbson. O gol do Palmeiras no fim, veio apenas para fazer sofrer ainda mais o já saturado torcedor do Bota. Mas no fim, veio a vitória e a permanência na Primeira Divisão.
Na outra partida, jogo tenso, brigado. Estádio lotado, em festa linda. O Fluminense, em ótima fase, saiu na frente com Marquinho. O Coritiba, desesperado, empatou o jogo. O resultado seria bom apenas se o Botafogo não vencesse o Palmeiras. Não foi o que aconteceu.
Resultado: o Coritiba foi o último rebaixado e vai jogar a Série B em 2010.
Depois do jogo, cenas lamentáveis. Inaceitáveis em um país que sediará Copa do Mundo e Jogos Olímpicos nos próximos anos. Torcedores do Coritiba, com uma facilidade impressionante, invadiram o gramado para bater em quem viesse pela frente. Jogadores do Coritiba, do Fluminense, torcedores, seguranças, policiais. A polícia paranaense, mostrou um despreparo incrível para a situação. Não tinha idéia do que fazer.
Mais de 10 minutos de vandalismo, violência desnecessária, descontrole. Mais de 20 feridos. Um policial desmaiado. Um torcedor com um tiro no crânio. Mais de 500 mil reais de prejuízo para os donos da casa.
O Coritiba fez uma campanha péssima. Muito abaixo do que poderia com o bom time que tem. Mas, quando precisaria do apoio para buscar mais um renascimento em sua história centenária, viu a torcida afundar o time de vez. O clube será punido. De preferência, algo exemplar. Defendo um ano fora de todas as competições da CBF. Duvido que dará em muita coisa.
Queria estar aqui falando da ótima rodada final e da acirradíssima disputa. Dos dois ótimos jogos do Botafogo em casa, contra São Paulo e Palmeiras, que decidiram a permanência do time. Da arrancada incrível do Fluminense, que tinha 99% de chances de cair e estará na Série A em 2010.
Mas, mais uma vez, perdi tempo e linha com boçais que só fazem destruir a imagem do campeonato mais incrível da história brasileira. Uma pena.
Que o Coritiba e sua torcida agonizem na Série B, para pagar pelas lamentáveis cenas que o Brasil foi obrigado a assistir.
2 comentários:
Pois é cara o mais incrivel aconteceu e surpreendeu a todos, o Fluminense escapou e o Botafogo tambem, e sobrou pro Coxa. Lamentavel a atitude dos marginais infiltrados na torcida do Coxa, tem que ter punição exemplar pra esse vandalos. abraço
Na Vila Belmiro foi um quebra pau danado tb, lamentável .....
Postar um comentário