Só o Flamengo chegou à última rodada garantido na Copa Libertadores de 2010 (além do Corinthians, campeão da Copa do Brasil). Inter, São Paulo, Palmeiras e Cruzeiro brigavam pelas outras vagas três vagas. Um ficaria fora. Foi o Palmeiras.
O Inter era o time mais próximo de roubar o título do Flamengo. E esteve perto dele, quando vencia o Santo André com facilidade no Beira-Rio e o rival Grêmio empatava com o Flamengo. No fim, os cariocas viraram o jogo e o Inter acabou ficando com o vice. Como "prêmio", ganhou uma das vagas para a Libertadores em 2010. Consolação justa. O Inter foi o time mais "regular" de um campeonato completamente atípico. Passou a maioria das rodadas no G-4 e foi coroado no fim. Poderia ter sido campeão, se não tivesse perdido jogos e pontos bobos pelo caminho.
A torcida do São Paulo não contava muito com o título. E contra o Sport, já rebaixado, em casa, não imaginava que o time pudesse ficar fora da Libertadores. Em campo, o tricolor paulista fez sua parte. Bateu os pernambucanos com extrema facilidade para chegar pela sétima temporada seguida à competição mais importante do continente. O São Paulo não conseguiu o quarto título consecutivo, mas deve comemorar o sucesso. Manter-se entre os primeiros por tanto tempo, em um campeonato equilibrado como o Brasileiro é uma vitória. Fica também o gosto ruim por ter deixado a liderança escapar há duas rodadas do fim. Mas a torcida são-paulina tem motivos para celebrar.
Na Vila Belmiro, o Cruzeiro precisava vencer e contar com o tropeço de algum dos concorrentes. Saiu na frente do Santos logo no início do jogo e parecia convicto que venceria com facilidade. Mas deu campo aos paulistas, que aos poucos passaram a gostar do jogo. Quando Jonathan foi expulso, restava ao Cruzeiro defender o resultado como fosse. Com quatro zagueiros em campo, o time acabou sofrendo o empate. Pouco depois, o Botafogo fazia o gol que poderia levar os mineiros para a Libertadores. Aí brilhou a estrela de Kléber, que entrou em campo e definiu a classificação celeste. O Cruzeiro vai á Libertadores mais uma vez. Terceiro ano seguido. Este ano, um prêmio para um time que deixou o Brasileirão de lado justamente pela Libertadores, que acabou ficando no quase. Mas a arrancada incrível que levou o time à segunda melhor campanha do segundo turno, explica o motivo de os mineiros estarem mais uma vez entre os melhores.
Para os torcedores do Palmeiras, fica o gosto ruim de terminar o Campeonato praticamente de mãos abanando. Sentimento parecido ao dos torcedores do Atlético-MG, outro que figurou na parte de cima e acabou mal a competição. A torcida palmeirense tem motivos para reclamar, principalmente porque o time tinha condições de chegar mais longe. Mas muitos fatores levaram o Palmeiras à derrocada. A esperança é de que os erros cometidos este ano não se repitam no futuro.
2 comentários:
O Inter perdeu esse campeonato por ele mesmo, e tem na vaga na Libertadores que agradecer muito, agora Palmeiras a Atletico Mineiro pelo amor de Deus, né? o Roth coitado, se repete a vida toda, abraço.
Faltou pouco para o São Paulo, mas realmente estar brigando novamente até o fim e garantir mais uma Libertadores é muito bom, no ano que vem vai dar trabalho novamente, quem sabe não vem a Libertadores e o Mundial novamente ....
Postar um comentário