Calor x Altitude

Claro que o tema é polêmico e complexo. E eu não vou ousar fazer uma comparação entre ambos aqui no blog. Antes de mais nada, vale ver a cena que gerou a idéia deste post:


Para quem ainda não tinha visto, este foi Batista, comentarista do SporTV, ontem, no jogo entre Grêmio e São Luiz. A partida, pelo Campeonato Gaúcho, viu a temperatura chegar próxima dos 39 graus, o que acabou fazendo com que Batista tivesse uma queda de pressão na cabine (onde a sensação térmica ultrapassava os 44 graus).

O assunto, foi amplamente comentado principalmente no Twitter. O primeiro a levantar a bola foi o comentarista da ESPN e editor da Trivela, Leonardo Bertozzi. Depois me lembrei que o jornalista Gustavo Poli, da Rede Globo, já havia escrito sobre o assunto em seu blog.

Nós brasileiros temos mania de reclamar dos jogos na altitude e no quanto são prejudiciais aos nossos times. Falamos até em riscos para a saúde dos atletas. Mas não reparamos o quanto são perigosos e complicados estes jogos no horário da tarde em pleno verão brasileiro.

De fato, são influências incomparáveis. Mas é desumano colocar os jogadores para correr embaixo de um sol desta magnitude. E com isto, pouca gente parece se preocupar.

Em tempo: não é justificativa, mas o Grêmio novamente foi mal e apenas empatou com o São Luiz por 1 a 1. Jogo fraco, sonolento, moroso. Nenhum time parecia muito disposto a enfrentar a forte temperatura. Apesar da liderança no Gaúcho, é preciso que o tricolor melhore seu jogo se quiser pensar em algo maior.

2 comentários:

Net Esportes disse...

eu adoro jogo a tarde, os times treinam a tarde, de manhã ... acho que jogar a tarde não tem problema algum, mesmo com muito calor, basta tomar bastante água, ficar bem hidratado que não desmaia ....

Gremista Fanático disse...

Cara, foi sinistro isso, mas acho que isso deveria ser analisado antes, o que acontece é que o clima esta cada vez pior, entao na hora dos clubes acertarem os contratos com a TV tem que ver essa situação ai, no mais jogador é muito bem preparado pra jogar com muitas regalias, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter