Não é hora de experimentar

Assisti com estranheza a reação da grande maioria com a convocação de Dunga para o amistoso da Seleção contra a Irlanda no dia 2 de março. Foi a última convocação do técnico antes da decisiva, para a Copa do Mundo. Entre os 22 convocados, poucas ou nenhuma novidade.



Mais uma vez Dunga optou pela manutenção da base. Não quer se comprometer. Afinal, são quase 4 anos de um trabalho que já pode ser considerado sólido. E de muito sucesso nos números. É natural que Dunga siga apostando naqueles que já demonstraram capacidade e lealdade sob seu comando.

É por isso, que Dunga mantém alguns nomes que seguem sendo criticados. Com algumas críticas, concordo plenamente. Com outras, nem tanto. Vejamos:

Doni foi novamente convocado para o gol. Uma lástima. O jogador é reserva de outro brasileiro em seu próprio clube. Vive um momento péssimo. A situação é ainda mais complicada se considerarmos a incrível safra de goleiros que temos no país. Victor, Fábio, Bruno, entre outros. Mas, Dunga mostra lealdade aos seus convocados. Para poder cobrar o mesmo deles depois.

Na zaga, justa e ótima a troca de Miranda por Thiago Silva. O zagueiro que vai muito bem no Milan é ótimo e tem que estar em todas as listas da Seleção. Principalmente já que Juan, que tem características parecidas com a dele, não é confiável fisicamente.

Na lateral esquerda as grandes surpresas. Dunga manteve Michel Bastos, que vem jogando como meia pela direita no Lyon. E convocou ainda Gilberto, que é meia no Cruzeiro. Duas apostas ótimas tecnicamente, mas de dois jogadores "desacostumados" com a posição. Vale lembrar que Gilberto tem a confiança de Dunga e foi titular da posição no início da carreira do treinador. Saiu pois ficou muito tempo sem jogar pelo Tottenham. É bom jogador e sabe fazer a função. Só não sei se tem físico para isso. Seria bom ter, além dele, alguém que vem jogando por ali, como Kléber do Internacional, que está reencontrando o bom futebol.

No meio-campo, as mesmas caras, com exceção de Kléberson, recuperado de lesão. É um jogador experiente, dedicado e que pode ser importante no grupo. Felipe Melo, em péssima fase na Juventus, está mantido e é justo que ele tenha mais uma oportunidade. Mas é preciso encontrar outras soluções para a posição. Lucas, que vem sendo titular absoluto no Liverpool, pode ser uma boa saída.

O nome mais questionado, porém, é o de Júlio Baptista. Outro reserva da Roma em péssima fase. Mas, como já disse aqui outras vezes: é um jogador que sempre correspondeu quando entrou em campo pela Seleção. Fez gols importantes, é versátil e já está no grupo. Acredito, porém, que vai acabar ficando fora da última convocação, para dar lugar à Ronaldinho. Dunga foi prudente em mantê-lo de fora. Assim, o meia continuará focado e concentrado no desejo de jogar pelo país. Afinal, Ronaldinho não precisa ser testado.

Por fim, no ataque, Robinho foi convocado novamente. Natural. Dunga confia e tem uma dívida de gratidão com o atleta. Ao seu lado, nomes inquestionáveis que fatalmente estarão na África do Sul.

11 comentários:

Uelton Gomes disse...

Natural o grupo da Copa está fechado, Dunga tem a confiança dos jogadores. Não mudará esse será o elenco da Copa.

Abraços

P. L. F. V. disse...

Também acho que não é hora de experimentar, como convocar agora Neymar e Ganso, por exemplo, apesar de serem jogadores que estão apresentando um ótimo futebol. Mas penso que existem outros jogadores que já foram convocados pelo Dunga que são melhores que Michel Bastos, Gilberto, Kléberson e Doni, como falei no meu blog.

Gremista Fanático disse...

Tambem acho que o grupo esta fechado, mas acho tambem que o Dunga nao pode cair na besteira de nao convocar alguns jogadores que nas vesperas da copa estiverem jogando muita bola e convocar outros que nao rendem nada a algum tempo pelo simples fato de lealdade, se acontecer isso lamento muito mas a Copa vai ser sonho muito distante, valeu.

Saudações do Gremista Fanático

Fernando Gonzaga disse...

o Dunga vai morrer abraçado com o Júlio Baptista, Doni e Feipe Melo...e o Giberto que terminou bem em 2009, só que atuando no meio de campo...totalmente sem critérios esta convocação...

abraço!!

Jefferson freire disse...

Na lateral esquerda não temos muitas opções e o Gilberto mesmo não sendo fora de série, tb não compromete. O pior é ver Doni na seleção, aí é pra sacanear o torcedor e o goleiro que se esforça.

Abços

Michel Farias disse...

Agora tenho certeza que o Ronaldinho não irá, e cá para nós, o Dunga fez o certo, só acho que o Robinho não está jogando nada, deveria ser barrado tbm, pelo menos no banco..

Abraços!!!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

Matheus Cristian disse...

Entrevistei o comentarista Erich Beting do Band Sports especializado em markenting e publicidade esportiva. Confira: http://mattew.zip.net
Abração.

Caram disse...

Faltou o Gaúcho poxa!
É um jogador diferenciado, é o que precisa numa copa do mundo.

Achei que faltou o Marcelo tb na lateral esquerda.

Não gostei da convocação, o Dungão deveria testar mais...

Abs

André Augusto disse...

Não é experimentar, é deixar de inventar. Convocar dois laterais que não jogam de laterais e reservas é o fim. Confiança é necessário, mas o cara tem que faze rpor onde tb no seu clube. Sou eternamente contra cadeira cativa na Seleção, não precisamos disso.

António Pista disse...

Mas que confusão estão dando os penalties marcados por aí!

As paradinhas já estão virando qualquer coisa fora do comum, e nada boas para o futebol.

Qual a opinião da generalidade dos adeptos brasileiros por aí?

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Jefferson freire disse...

o carnaval ta bom hein...Abços

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter