Na marca do penalti

O momento mais importante e decisivo do futebol. É ali, quando a bola está na marca do penalti, que todas as atenções se voltam para apenas dois jogadores: o batedor e o goleiro. E foi dali, à 11 metros de distância do gol, que o clássico entre Flamengo e Vasco foi decidido.

Antes, porém, é importante lembrar que o jogo não foi feito somente por três penalidades. Pressionado pelos resultados recentes, o Vasco entrou em campo com uma postura interessante. Foi melhor do que o Flamengo em grande parte do jogo. Soube dominar a bola e o confronto. Mas não conseguia ameaçar o gol de Bruno. Já o rubro-negro, fazia uma partida perigosa, exposto demais nas laterais. Mas conseguia chegar mais à meta vascaína, na base dos contra-ataques.

Numa partida de arbitragem fraca, no entanto, não cabe o choro vascaíno. Se não houve o penalti marcado em Léo Moura, é importante lembrar que uma penalidade clara sobre o mesmo Léo Moura foi ignorada no primeiro tempo. E dois jogadores do cruzmaltino poderiam ter sido expulsos. O árbitro errou como erram todos, porque são fracos e não tem critério. Não houve maldade.

Numa partida com tantas histórias, foram os penaltis que decidiram. O Vasco teve dois. Dodô bateu os dois e perdeu. Bruno mais uma vez brilhou e salvou o Flamengo. O Flamengo teve apenas um. Convertido, pelo apagado Imperador. E decisivo no 1 a 0.

O Flamengo tem mais time e está mais pronto que o Vasco. Mas ainda tem problemas demais, escondidos sob os bons resultados conquistados até aqui. Falta a Andrade encontrar a melhor forma de jogar com os dois atacantes, saindo do 4-2-3-1 utilizado no ano passado. Com o "Império do Amor" na frente, fica um buraco no meio-campo e falta companhia para os laterais.

Já o Vasco, perdeu uma ótima oportunidade de encontrar a paz. Paz que ficou pelo caminho desde a derrota na final da Taça Guanabara. E que começa a refletir no grupo. Dodô parece definitivamente queimado. E Mancini será cobrado pelos resultados, mesmo que não seja o principal culpado pelo momento delicado da equipe.

2 comentários:

Jefferson freire disse...

Vinicius, juro q não estou zoando, mas o vasco se apequenou tanto nos últimos anos que nem sinto mais emoção no clássico. Talvez uma nova final entre os dois possa fazer eu sentir aquela adrenalina novamente. Por enquanto, me recordo apenas de 20 anos surrando eles em finais e deles comemorando como título a vitória do ano passado q não serviu de nada. Pra vc ver o tamanho a que eles se diminuíram.

Abços

Gremista Fanático disse...

Fala Grissi, pois é cara o classico dos milhoes foi decidido da marca da cal, e o Flamengo se deu melhor, agora o Bruno alucinou, pega penalti pracaramba, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter