Quando o apito decide

O Campeonato Carioca de 2010 é um dos piores de todos os tempos. Motivos não faltam. O primeiro, é a falta de qualidade dos times do interior. Este ano, nenhuma boa surpresa. No fim, o tradicional América até deu um pequeno susto. Muito mais por falta de qualidade do Vasco, do que por qualidade da equipe. No fim, porém, o campeonato passou com vitórias seguidas de grandes contra pequenos.

O público percebeu. Tanto é que desapareceu. Se na Taça Guanabara o público já não era satisfatório, piorou (e muito) na Taça Rio. Neste fim-de-semana, nas semifinais, uma vergonha. O Maracanã ficou vazio, tanto para Fluminense e Botafogo quanto para Vasco e Flamengo. Nem nos clássicos, a torcida deus as caras. Sinais da desorganização e falta de qualidade.

Para piorar, a arbitragem é péssima. E foi ela quem ajudou a decidir que Botafogo e Flamengo, pelo quarto ano seguido, vão decidir o Carioca.

No sábado, Fluminense e Botafogo fizeram um jogo movimentado. Na já tradicional bola aérea, o Bota abriu o placar. O Flu mostrou força e Fred foi decisivo. Não só porque fez os dois gols da virada. Mas porque antes disso perdeu um penalti (mal marcado por sinal) que poderia dar ainda mais tranquilidade ao time. Na etapa final, o Botafogo partiu para cima e o Fluminense teve oportunidade de matar o jogo. Não o fez e acabou levando dois gols. O último deles, com Herrera, completamente impedido, fazendo corta-luz e atrapalhando o goleiro Rafael. 3 a 2 e Botafogo classificado. A uma vitória de comemorar o título.

Ontem, foi a vez de Vasco e Flamengo se enfrentarem. Outro jogo movimentado, apesar do excesso de volantes e da condição ruim do gramado. Vágner Love, destaque e artilheiro do Estadual fez o primeiro. O Vasco, melhor no jogo e com mais posse de bola, empatou com Thiago Martinelli. No segundo tempo, penalti pra lá de duvidoso sobre Léo Moura. Vágner Love bateu e definiu o placar: 2 a 1 Flamengo. Depois disso, ainda tivemos expulsão injusta de Juan, e penalti claríssimo não marcado quando Williams bloqueou, com a mão esquerda, cabeçada de Thiago Martinelli.

Não acredito em má-fé. Os árbitros são ruins e erram para os dois lados. Mas são tão grotescos que deixam sempre o perdedor revoltado. E a torcida, desacreditada. O Campeonato Carioca de 2010 é um fracasso. E precisa ser revisto, se não quiser perder o que ainda tem de melhor: o charme. É só o que resta.

5 comentários:

Diego Louzada disse...

Grissi, vi a chamada no twitter e não pude deixar de vir aqui comentar.
A fórmula do campeonato carioca é chata, com jogos demais e no fim das contas os grandes sempre chegam e aí tem um pouco mais de emoção.
Acho que dois grupos de seis, como era há algum tempo, daria mais emoção, com os pequenos tendo chance de avançar.
Quanto às infelizes arbitragens, não queria acreditar na tese de roubo, mas é difícil. Sempre a favor do mesmo time, todo ano.
Domingo próximo é a vez do Botafogo, mais uma vez, ser prejudicado.
A não ser a má fé, o único motivo possível é o medo dos árbitros de apitarem contra o nosso rival. Então na dúvida, sempre é a favor deles.

Já tô te seguindo no twitter.

Abraço!

Luís Eduardo disse...

Fala Vinícius, passei para te dar um abraço e parabenizar pelo blog.

Discordo quanto aos eros de ontem em favor do Flamengo: o penalti no Léo Moura é incontestável, Juan foi expulso injustamente e não dá para ver a bola bater na mão do Willians.

Mas enfim, vamos em frente e agora foco total na Libertadores.


Abraços e SRN, Luís Eduardo.
www.SAUDACOESRUBRONEGRAS.com.br

Gremista Fanático disse...

Olha cara, é lamentavel que os juizes ainda sejam os protagonistas dos jogos, isso tem que mudar cara, o futebol não merece isso, abraço.


Saudações do Gremista Fanático

Jefferson freire disse...

Vinicius, além do campeonato estar chato, os preços dos ingressos influenciam muito. Não dá pra pagar 40 reais num flamengo x bangu.

quanto à arbitragem, vou fazer papel de bicho preguiça e copiar o comentário que deixei em outro blog:

acho que estão fazendo escândalos demais. Já virou rotina perder do Fla e culpar arbitragem. No último Fla x vasco houve 2 penaltis para o vasco e eles perderam os dois. Houve um penalti no léo moura e o árbitro não deu, depois teve um penalti inexistente mas desta vez marcado. Mas como um time q perde 2 penaltis e perde por 1 gol, pode reclamar da arbitragem?

Domingo, na boa, olho o lance várias vezes e tenho certeza a bola resvalou na mão do willians depois de bater na cabeça do vascaíno, mas q o toque no willians não foi nem mesmo suficiente para mudar a trajetória da bola. O wllians mesmo confirmou que a bola bateu nele após o cabeceio do jogador.

Vejo o lance várias vezes e cada vez que vejo me convenço de q tb não marcaria aquele penalti, pois em nada influenciou na jogada. Ademais, ninguém comenta a falta do Elton sobre o Angelin no lance q originou o escanteio.

Saudações:

www.saudacoesrubronegras.com.br
www.impasselivre.blogspot.com

Fernando Gonzaga disse...

tudo bem que o gol do Caio foi irregular, mas engraçado ninguém comentar que o juizão inventou o penalti pro FLU, do qual o Fred perdeu...

na outra semifinal tudo bem, o Vasco foi operadosm anestesia pelo juíz...gol anulado, penalti inventado pro FLA, penalti não marcdado pro Vasco...que vergonha...


todo ano é isso, e todo ano a mulambada é quem mais se beneficia...

abraço!!!

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter