Assumindo a responsabilidade

Clamor público pela convocação do atleta X ou Y não é novidade em tempos de Copa do Mundo. Já foi Ronaldinho, Romário, Falcão, etc. De 4 em 4 anos a história se repete. Este ano não foi diferente. Começou ainda no ano passado, com pedidos por Ronaldinho Gaúcho. Este ano, o atacante do Milan chegou a ser deixado de lado com o desejo da maioria de ver Neymar e Paulo Henrique Ganso convocados.

Dunga não convocou nenhum dos três. Chamou para si uma grande responsabilidade. Seria mais fácil convocá-los e colocar no povo a culpa por um eventual fracasso. O técnico da seleção brasileira foi corajoso e agora terá que corresponder em campo. Eu estarei na torcida. Vamos para os convocados e a análise separadamente por posição.

Goleiros: Júlio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham) e Doni (Roma)
A convocação de Gomes (que é justíssima pela temporada excepcional que fez) mostra que Dunga não confia em Doni no momento. Afinal, o goleiro é reserva na Roma. Foi convocado por gratidão e só. Uma pena, porém, que ele tenha tomado o lugar de Victor, ótimo e jovem goleiro do Grêmio. Ao meu ver, é importante levar um goleiro jovem como terceiro, para ganhar experiência, já que dificilmente entrará em campo.

Laterais: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon) e Gilberto (Cruzeiro)
Do lado direito, dois jogadores incontestáveis. Do lado esquerdo, dois altamente contestáveis. Nenhum dos dois atua como lateral esquerdo e isto me preocupa. Gilberto é experiente, já disputou Copas e conta com a confiança de Dunga. Pode ser utilizado inclusive como meia. Michel Bastos atua como meia direita (quando é titular) no Lyon. Chega com status de titular, mas acredito que perderá a posição.

Zagueiros: Juan (Roma), Lúcio (Inter de Milão), Luisão (Benfica) e Thiago Silva (Milan)
Única posição que eu acertei em cheio. Quem acompanhou o trabalho de Dunga deveria saber que estes quatro nomes eram certos.

Volantes: Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Kléberson (Flamengo) e Josué (Wolfsburg)
Em que pese a fase ruim de Kléberson no Flamengo, o que me deixa infeliz com esta escolha é a falta de mais meias de qualidade. Ramires, Elano e Daniel Alves podem jogar como segundos volantes, caso necessário. E por isso, o jogador poderia ser substituído por um atleta mais ofensivo, como Ganso. Como Dunga quis um volante, não há outros jogadores em momento muito superior.

Meias: Ramires (Benfica), Kaká (Real Madrid), Elano (Galatasaray) e Júlio Baptista (Roma)
Outra posição incontestável para quem acompanha o trabalho de Dunga. Júlio Baptista poderia ser substituído por alguém com mais qualidade como Ronaldinho ou Ganso. Mas é fato que na Seleção ele sempre cumpriu muito bem as expectativas.

Atacantes: Robinho (Santos), Luís Fabiano (Sevilha), Nilmar (Villareal) e Grafite (Wolfsburg)
Para mim a grande surpresa. Mostrou que a gratidão de Dunga não é eterna e tem limites. Adriano desperdiçou a chance de voltar à Copa. Ao contrário, Grafite aproveitou muito bem a única oportunidade que teve. Grafite não vive o melhor momento de sua carreira. Mas a fase dos atacantes brasileiros está longe de ser boa como a dos argentinos, por exemplo. Dunga tinha poucas opções para o setor, por incrível que pareça.

Termos gerais: Não é uma seleção brilhante tecnicamente, longe disso. Aliás, com Dunga ela nunca foi. Não acho que era o momento para levar Neymar e não apostaria em Ronaldinho. Fiquei triste pela ausência de Ganso, para mim, um jogador pronto. Se não é o que temos de melhor, é um grupo que já se mostrou vencedor e com vontade de fazer o melhor pelo país. Por isto, acho precipitado atacar Dunga. Podemos não ganhar a Copa jogando um futebol brilhante. Mas é inquestionável que o Brasil chega (principalmente pela força DEFENSIVA) como um dos principais favoritos ao título.

5 comentários:

Gremista Fanático disse...

Olha cara, só sei de uma coisa, fiquei feliz que ele não chamou o Victor pelo Grêmio, mas sacanagem isso, deve ser uma frustração danada, vamos ver no que vai dar, mas só vejo o Brasil com força defensiva e em Copa do Mundo é sempre muito complicado jogar sem o grande talento diferenciado, e isso todos tem que concordar falta nesse seleção mesmo com Kaká. abraço.

Saudações do Gremista Fanático

André Augusto disse...

Sua análise foi perfeita e penso igual. O maior erro são os alas esquerdos - um joga de meia armador e o outro, chegou a atuar como meia direita.

Quanto a Adriano, o maior acerto desta lista.

Abs!

Jefferson freire disse...

O q mais me preocupa é realmente o meio campo pouco criativo, isso sim não me agradou em nada. Qnto ao adriano, ele mesmo sentenciou a sua não convocação. Seu comportamento neste ano foi algo incompreensível. Dunga foi coerente pelos motivos dados pelo Imperador. Mas fora essa parte disciplinar, como jogador ainda levaria o Adriano, pois pra mim é mais jogador e mais respeitado pelos adversários q o grafite.

Abços

www.saudacoesrubronegras.com.br

Guilherme Oliveira disse...

Concordo contigo em muitas ocasiões! Gostei do blog, passarei a seguir! o meu: http://gologol.blogspot.com quando quiser, dá uma passada! Abraço!

Leandro disse...

Não gostei do batalhão de volantes na seleção brasileira. Dunga optou pela retranca e saídas rápidas no contra-ataque. O Brasil pode muito bem conquistar a Copa com esse time, mas não será nenhum primor de qualidade, não dará espetáculo, apenas resultado, que é o que Dunga propõe.
A lateral esquerda é aquela coisa. Poderia ser melhor, tem jogadores que estão atuando hoje nessa posição. Os que foram chamados não jogam mais como laterais de ofício em seus clubes, mas são bons jogadores. Dá pra se segurar com eles durante 7 jogos. Vão dar conta do recado.
E o ataque é aquilo mesmo, como você falou, há uma certa carência de atacantes no futebol brasileiro. Grafite é o mais qualificado do cenário atual para substituir Adriano.
A defesa dispensa comentários, assim como a lateral direita e o melhor goleiro do mundo.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter