Eliminado pelos próprios erros

Coreia do Sul e Nigéria proporcionaram, ao meu ver, o melhor jogo da Copa até aqui. Enquanto a maioria estava ligada nos reservas da Argentina que enfrentavam a Grécia, duas equipes coadjuvantes faziam um confronto aberto onde só a vitória interessava aos dois lados. No fim, o empate de 2 a 2 acabou sendo justo, e classificou os asiáticos para a próxima fase do Mundial.

O início do jogo foi marcado por uma Coreia muito aplicada taticamente e que tinha velocidade para sair para o ataque, contra uma Nigéria mal posicionada, porém cheia de vontade e garra. O gol nigeriano, ainda aos 12 minutos, marcado por Uche, se deu quando os sul-coreanos eram superiores na partida e tinham as melhores chances.

O gol descontrolou os asiáticos, que viram o mesmo Uche acertar o travessão minutos depois e se assustaram de vez. Mas a bola parada, faria novamente a diferença para os mais organizados. Falha da defesa da Nigéria em cobrança de falta lateral e gol de Lee Jung Soo.

No segundo tempo, o gol logo aos 3 minutos premiou a equipe que jogava melhor. Chu-Young, também na bola parada, fez o gol da virada que àquela altura deixava a Coreia muito perto da classificação.

A Nigéria, porém, não se desanimou. E mostrou (pela primeira vez na Copa) um futebol com características africanas. Nenhuma preocupação defensiva, muita velocidade e todos para o ataque. Em um dos ataques, Yakubu perdeu (provavelmente) o gol mais feito da história das Copas. Ali, o mais difícil era chutar para fora. Por ironia do destino, o mesmo Yakubu, marcou de penalti 3 minutos depois o gol da igualdade. O que não servia para se redimir, servia para recolocar a Nigéria na briga.

Nos minutos finais, a Nigéria se fez valer de sua melhor condição física e técnica para pressionar. Martins também perdeu seu gol "feito". Obinna, de fora da área, quase marcou. E no fim, coube à Nigéria, lamentar as oportunidades desperdiçadas.

Apesar dos inúmeros gols feitos perdidos, o resultado foi justo. A Coreia foi até superior na partida. Chutou mais a gol, teve mais posse de bola e controlou o jogo até certo ponto. A classificação coreana pela segunda vez na história é justa, mas a equipe dificilmente terá forças para ir além do Uruguai daqui em diante.

Já os nigerianos, que tomaram um gol bobo contra a Argentina, sofreram uma virada da fraca Grécia e perderam gols incríveis hoje, tem motivos de sobra para lamentar. A classificação só dependia de mais concentração e um pouco mais de sorte.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter