Justa classificação em jogo "de verdade"

Houve quem acreditasse que México e Uruguai entrariam em campo para fazer o famoso "jogo de compadres", já que o empate classificava as duas equipes para as oitavas-de-final. Eu já havia previsto que teríamos um duelo de fato, principalmente pelo fato de o primeiro colocado muito provavelmente evitar o confronto com a Argentina. E também porque só uma improvável combinação de resultados eliminaria uma das equipes.

De fato, o que se viu em campo foram duas equipes buscando o resultado e jogando sério. O México resolveu apostar na experiência e no peso do experiente Blanco, que completava o 4-3-3 as vezes recuando para armar o time. Mas com ele e Franco, o setor ofensivo do México ficou lento, pesado e pouco produtivo.

Justamente contra um adversário que já havia se mostrado em apuros contra adversários mais velozes no ataque. O Uruguai voltou a atuar no 4-3-1-2, bem parecido com o da Seleção Brasileira. Cavani, em alguns momentos, abria pela direita do meio-campo, formando o 4-2-3-1 e deixando Suárez como centro-avante.

O primeiro tempo aberto e com chances para os dois lados, viu o Uruguai levemente superior. Até que Suárez abriu o marcador, nos minutos finais. Com o surpreendente resultado da África do Sul, que vencia por 2 a 0 e tinha um jogador a mais, era possível perceber o nervosismo aparecendo nos mexicanos que passaram a correr riscos.

Na etapa final, os dois times voltaram mais cuidadosos, apesar da mudança que deixou o México mais ofensivo. Barrera ganhou o posto de Guardado, recuando Giovanni do Santos para atuar como meia. Com a marcação adiantada, o Uruguai seguia melhor e chegou a pressionar os mexicanos. Lugano fazia partida perfeita defensivamente e ainda obrigava Perez a grandes defesas quando subia ao ataque.

A entrada de Chicarito Hernandez, que definitivamente não pode ser reserva deste time, no lugar do inoperante Blanco recolocou o México no jogo. E obrigou o Uruguai a se cuidar mais para garantir o resultado. A esta altura, o gol francês já dava tranquilidade para as duas equipes tocarem a bola e esperarem o jogo passar.

No fim, o resultado justo deixou as equipes em posições também justas no grupo. O Uruguai fez uma surpreendente primeira fase. Jogou bem, mostrou evolução, e pode assustar grandes adversários nesta Copa. Já o México, também tem time para fazer um bom papel. Mas precisa escalar melhor seus 11 iniciais. Difícil mesmo, vai ser ultrapassar a Argentina na próxima fase.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter