Umiliazione

Na Copa do Mundo, torço para os grandes. Acho muito mais bacana ver a Inglaterra do que a Austrália nas fases decisivas. O mesmo serve para Argentina, Holanda, e claro, para a Itália. A exceção nesta Copa foi a França, que teve a eliminação comemorada, principalmente pela forma injusta como conquistou a classificação.

Tenho certeza que não sou o único que torço pelos grandes. E confesso que preferia ver a Itália, fortíssima, classificada para a próxima fase. Este ano, porém, nem os italianos quiseram torcer pelos grandes. E acabaram deixando grandes jogadores de fora. Totti, Del Piero e Cassano teriam vaga, no mínimo, entre os 23 selecionados pela Azurra.

O vexame, estampado em italiano no título deste post, aconteceu por diversos fatores. E o principal deles, ao meu ver, a falta de ousadia na hora de convocar. E principalmente, a idéia de apostar em uma geração campeã, porém, envelhecida.

Contra a Eslováquia (pela primeira vez na Copa), os atuais campeões entraram em campo com a obrigação de vencer. Talvez o empate serviria, dependendo dos outros resultados. Por isto, Lippi fez algumas mudanças. A principal delas, a entrada de Di Natale no time titular. Aliás, não dá para entender porque a mexida demorou tanto.

Os primeiros 65 minutos do jogo não foram bons. A Itália tentava atacar mas não tinha qualidade no meio-campo. Era obrigada a tentar a ligação direta e seus atacantes raramente receberam bolas em boas condições. Neste meio-tempo, um erro grotesco de De Rossi na saída de bola culminou no gol de Vittek.

Sendo eliminada com o resultado, a Itália tentou partir para cima colocando mais um atacante: Quagliarela. De nada adiantou, já que o meio-campo continuava errando passes e incapaz de armar boas jogadas.

O jogo esquentou depois que Skrtel salvou um gol incrível, em cima da linha. A Itália se empolgou e tentou partir para o ataque mesmo de forma desordenada. Deixou muitos espaços atrás e o jogo ganhou tons de dramaticidade e emoção.

Depois de desperdiçar muitos contra-ataques, Vittek voltou a balançar as redes. Àquela altura, a Itália parecia mais morta do que nunca. Quando Di Natale aproveitou o rebote para diminuir aos 38 minutos, porém, a chama se reacendeu. O time precisava de mais um gol para se classificar. Ele veio, pouco depois. Mas Quagliarela foi pego em impedimento (bem marcado) pela arbitragem.

O golpe quase final veio com Kopunek que havia acabado de entrar. Por cobertura, ele fez o terceiro da Eslováquia. O time estava cansado e parecia não acreditar. A camisa italiana parecia jogar sozinha. E aos 47, Quagliarela marcou um golaço, recolocando fogo na partida. Foram mais 3 minutos de pressão italiana, sem efeito. 3 a 2 Eslováquia. E vexame italiano.

A Itália sai da Copa sem nenhuma vitória. Foi lanterna de um grupo teoricamente comum. Uma campanha ridícula. Se a maioria imaginava que o time não chegaria longe, certamente ninguém pensou que a atual campeã faria um papel tão ruim. A Itália decepcionou, mesmo com poucas expectativas a seu redor. Foi a pior campanha de um país tão tradicional.

A Eslováquia chega a próxima fase logo na sua primeira participação. Sinceramente? Sorte da Holanda.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vc pede ousadia na hora de convocar e diz que o Lippi falhou chamando a geraçao campea, mas quer totti e del piero no time? para né.

Net Esportes disse...

Eu também torci muito para a Itália ... seria muito mais legal mesmo a Copa com a Itália ....

Falam muito do Totti e o anônimo ai em cima lembrou do Del Piero .... mas até agora não vi ninguém falar do Luca Toni ... esse também fez falta, além do Pirlo ter machucado e o Buffon .... se a Itália seguisse com três empates igual 1982 ia ser incrível ..... !!!

Fernando Gonzaga disse...

uma seleção que está velha, sem grandes opções, abre mão de jogadores como Totti e Del Piero, não pode dar certo...e o preço foi caro demais para os atuais campeões...a seleção azurra requer de uma renovação urgente...

abraço!!

Publicidade Esportiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Publicidade Esportiva disse...

Nessa copa eu to torcendo pros Hermanos sabe? Devido ao um Bolão maldito que estou participando... Vai rolar um dim dim bacana se os caras ganharem!

Acho que hoje em dia pela realidade do futebol naum se pode mais se considerar Zebra essas seleçoes estarem se classifando, devido ao fato de o futeblo está mto mais competitivo e igual... Seleçoões tradicionais que se enfraqueceram e naum renovaram os seus jogadores como a França e Itália...

Mais seria de mto bom gosto o Brasil enfrentar a Espanha e depois a Holanda! Que jogos!!!

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter