A importância de começar bem

Vencer na estreia é fundamental. Dá moral, equilíbrio e tranquilidade para o seguimento da competição. Com goleada, jogando bem, é ainda melhor. E foi o que fez o Grêmio, ao golear o Oriente Petrolero ontem, no Olímpico: 3 a 0.

Com Rodolfo e Carlos Alberto estreando como titulares, a expectativa era grande. E levou mais de 35 mil torcedores ao Olímpico. Bom público e mais uma comprovação da empatia entre time e torcida, que ficou ainda mais clara desde a chegada de Renato Gaúcho.

No início, o Grêmio teve dificuldades. Muito pela postura avançada dos bolivianos, que surpreendeu e deixava os gaúchos distantes do gol. O Grêmio só conseguia ameaçar em chutes de longa distância e sofria com os contra-ataques do adversário, principalmente aproveitando os espaços deixados do lado direito da defesa gremista (onde Carlos Alberto encontrou óbvias dificuldades e Gabriel deixava um buraco).

Aos poucos, porém, o time se acertou e ainda no primeiro tempo conseguiu dominar o confronto. Que parecia ir para os vestiários empatados até que o árbitro viu penalti inexistente em jogada de Gabriel (a bola bate no rosto e não no braço de Terrazas). Douglas bateu e fez 1 a 0.

Com a vantagem no placar, o Grêmio voltou mais tranquilo e jogando melhor no segundo tempo. Fez logo o segundo, com Gílson e contribuição de Suárez. E o terceiro aos 24, outra vez com Douglas. Borges ainda teve um gol anulado. Vitória e goleada, com poucos sustos.

O Grêmio tem um bom time e o elenco melhorou bastante com as últimas contratações. Mas não pode se iludir com os resultados da primeira fase (que tendem a serem ótimos, pois o grupo é fraco). É preciso encontrar solução para a ausência de Jonas (Borges e André Lima são bons e podem jogar juntos, mas faltam opções para Renato no setor). E Carlos Alberto precisará de muito treinamento para poder ser o vértice-direito do losango no meio-campo.

De toda forma, a vitória dá tranquilidade e tempo. Que Renato Gaúcho precisa e terá.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter