Curto e longo prazo. Os acertos de Mano Menezes

Talvez tenham sido os últimos resultados, decepcionantes. Talvez fosse mesmo questão de tempo. Certo é que Mano Menezes fez a convocação com mais mudanças até aqui desde que assumiu a seleção. E observando o momento dos jogadores e a ausência por questões óbvias e físicas de outros, as escolhas de Mano fazem muito sentido e apontam para um caminho muito interessante.

A começar pelo retorno de jogadores importantes. O que comprova que o trabalho de Dunga não foi tão ruim como alguns teimam em querer mostrar. E que a reformulação não pode e não deve ser total e de forma repentina. Júlio César já havia reassumido o posto que lhe é de direito. Maicon e Lúcio, apesar da idade avançada, ainda podem ser muito úteis, inclusive passando experiência para os mais jovens. Hoje, não dá para abrir mão de jogadores deste nível. A volta de Elano também é justa. Desde que voltou ao Brasil, o meia tem sido um dos destaques do Santos. É outro que agrega experiência e qualidade além de ser ótimo para o grupo.

Quanto às novidades, também ótimas. Henrique é ótimo volante e já fazia por merecer oportunidade. É o maior ladrão de bolas do futebol brasileiro e tem qualidade técnica para sair jogando, como deseja Mano. Lucas é um meia raro, e apesar de ainda não estar maduro o suficiente para ser titular do time principal, deve permanecer no grupo, ganhando experiência. Já Jonas, merece pelo que fez ano passado. Ainda que persista o preconceito quanto ao jogador, o atacante já mostrou que pode ser opção interessante para Mano.

A maior surpresa no entanto é a ausência de Robinho. Titular absoluto e capitão de Mano desde que o técnico assumiu o time, o jogador foi "poupado" desta vez. Ainda que não seja titular absoluto do Milan em todas as partidas, tem sido peça fundamental do time italiano e certamente, será importante também na seleção.

Mano reforça o time para impedir que seu trabalho comece a ser questionado. É prudente e inteligente. E já se mostra preocupado com um time capaz de vencer a Copa América.

Outra situação que fica perceptível na convocação, é que Mano já se prepara para buscar uma alternativa ao 4-2-3-1. Com os convocados desta vez, é possível imaginar boas opções para um 4-2-2-2 ou 4-3-1-2, ambos com times muito fortes.

Por fim, a eterna polêmica do goleiro Fábio, mais uma vez ignorado na lista. Victor é o goleiro que Mano pretende preparar para 2014 e só isto deve bastar para que Mano o mantenha na lista. E apesar do enorme preconceito, Jéfferson tem feito partidas incríveis e quem critica sua convocação certamente não tem visto o Botafogo jogar.

Fábio é ótimo. Do mesmo nível ou melhor que os dois reservas. Mas aos 30 anos, não teria espaço para jogar. Júlio César é inquestionável. Ser convocado apenas para dar satisfação, para fazer parte do grupo, acrescentaria muito pouco ao goleiro. E também ao trabalho de Mano. Por isto, e apenas por isto, a ausência me parece fazer sentido.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter