Momentos distintos, futuro parecido

O confronto entre Bahia e Cruzeiro serviu para deixar claro o momento e o que é possível esperar dos times na sequência do Campeonato Brasileiro. E mais do que isto: mostrou porque os times figuram na parte de baixo da tabela após 29 rodadas.

O jogo de poucas chances de gol teve alternância de domínio e terminou com um justo 0 a 0. Que poderia ser um empate com gols, não fossem duas defesas espetaculares de Fábio e o azar de Roger e Élber nas conclusões pelo Cruzeiro.

O Bahia tem uma proposta de jogo. Não é um time bom, mas é um time pronto. Faz marcação atrás da linha do meio-campo (quase sempre individual, característica dos times treinados por Joel Santana) e sai para o ataque com consciência. Sem Carlos Alberto (quase sempre machucado) é um time que abusa dos lados do campo para encontrar Souza em ótima fase na área. Falta criatividade, alguém para fazer algo diferente. Foi melhor durante quase toda a partida mas acabou esbarrando na grande atuação de Fábio. É um time seguro, embora tenha perdido o meio-campo na etapa final e deu espaço correndo riscos.

O Cruzeiro ainda procura se encontrar. Vágner Mancini foi preciso ao dizer após o jogo que pela falta de velocidade, o time torna-se previsível. Mas ignora a presença de Élber e Ortigoza, que podem dar uma cara um pouco mais rápida ao time. O Cruzeiro é um time lento e de posse de bola pouco ofensiva. Além disso, falta pegada ao meio-campo, que praticamente não desarma, marcando de longe.

O empate não foi bom para ninguém. Mas não pode ser considerado péssimo. O Bahia segue longe da zona de rebaixamento e tem sucesso em sua proposta: não passar sustos. O Cruzeiro soma um ponto mas completa 10 jogos sem vencer. Se colocar em prática a consciência que mostrou ter dos problemas do time, no entanto, Mancini pode dar ao time a sequência para seguir o caminho do Bahia.

Apesar do jogo ruim e das campanhas ruins, não vi em Pituaçu grandes candidatos ao rebaixamento.
---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter