Questão de conceito

O desempenho extraordinário do Barcelona na final do Mundial de Clubes não foi novidade. Os espanhóis não fizeram nada de diferente do que fazem em todos os jogos. O Barcelona tem um conceito de futebol claro e muito bem definido. Que não muda de acordo com a força do adversário ou a importância da partida.

O Santos não. Embora tenha tido tempo para encontrar um conceito capaz de vencer os espanhóis, Muricy não o fez. E na hora de colocar em prática alguma estratégia, mudou completamente o conceito do time campeão da Libertadores. Defensivo e muito recuado, o Santos foi massacrado pelo melhor time do planeta.

Não é fácil vencer o Barcelona. Não é fácil empatar com o Barcelona. O que não quer dizer que seja impossível, desde que com um conceito inteligente. Recuar a linha defensiva e congestionar a entrada da área onde raramente circulam jogadores do Barcelona é mostrar total desconhecimento do adversário. Se há um jeito de parar o time de Guardiola, já foi comprovado que não é dando espaço para a troca de passes na intermediária.

O resultado não pode ser considerado um vexame. O Real Madrid foi goleado pelo Barcelona. Outros grandes times também. E qualquer adversário sul-americano que enfrentar o time catalão tem a derrota como resultado mais provável.

Não dá para culpar Neymar por ter aparecido pouco ou o mesmo para Ganso. Não se joga futebol sem a bola e o Santos abdicou do jogo quando escolheu sua estratégia. O Santos segue sendo um bom time, com ótimos valores. Mas fica claro que precisa de mais treinamento e de uma filosofia definida para tentar se aproximar do nível dos melhores times do planeta. O nosso preconceito com "Getafes" não nos deixa perceber o quanto ainda estamos abaixo e o quanto é bom este time de Xavi, Messi e cia.

A questão é que o Barcelona está aí e os adversários não parecem perceber que tudo é uma questão de conceito. Da base ao profissional.

Privilégio para quem pode ver este Barcelona acontecer. É a história sendo escrita. Com show e títulos.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter