Boas novas na Sul-Americana

Acompanhei um pouco das estreias brasileiras na Copa Sul-Americana. Vi Grêmio e Coritiba se enfrentarem em partida ruim graças à um gramado impraticável por causa da chuva. Vi o primeiro tempo pouco emocionante de Atlético-GO e Figueirense, com mais um penalti inventado pela arbitragem brasileira. Vi o segundo tempo da vitória do Palmeiras e a boa atuação de Barcos.

Um detalhe, no entanto, me chamou mais a atenção que os jogos em si. Aos poucos, a Sul-Americana vai sendo levada mais a sério pelos brasileiros. E é ótima notícia.

Todos os times entraram com força máxima ou o mais próximo possível dela. Poucos jogadores poupados, o que faz parte e é saudável. É importante perceber que a competição pode ser importante e a tendência é que ela ganhe cada vez mais espaço. Afinal, além de ser um título internacional, conquistar a Sul-Americana vale vaga na Libertadores e participação na Recopa e Copa Suruga.

A competição ainda não empolga a torcida. Exceção feita ao jogo na Bahia, os estádios ficaram vazios e os jogos atraíram pouco público. Talvez o excesso de vagas para o país fazem parecer que a competição vale menos. Com poucos classificados, chegar à Sul-Americana poderia se tornar um prêmio e obrigaria os clubes a valorizarem a participação. A solução pode ser o fim da "fase nacional".

De toda forma, é bom ver que aos poucos os clubes vão se adaptando aos calendários e planejando melhor a temporada. Mesmo com as bizarrices de campeonatos estaduais e jogos em sequência. Valorizar a Sul-Americana é bom para todos. Para os clubes e até para o Brasileirão, que ganha ainda mais emoção na disputa.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter