Balanço - Série A

Vendo algumas discussões ontem em mesas redondas, principalmente no programa "É rapidinho", da ESPN Brasil, resolvi fazer um levantamento hoje no blog. Quais os times da Primeira Divisão do Brasil, que começaram melhor a temporada? Para não ficar muita mistura, resolvi considerar apenas o desempenho das equipes nos campeonatos estaduais, o que pode prejudicar a análise, tendo em vista, por exemplo, que Cruzeiro e Flamengo tem jogado com times reservas em parte destas competições.

De toda forma, o que se vê é um início tranquilo de todas as equipes. O pior desempenho até agora, é do recém-chegado Ipatinga. No Campeonato Mineiro (que foi o que teve menos jogos até o momento), o Tigre tem apenas 37,5% de aproveitamento, ocupando a modesta oitava posição. Três times, no entanto, tem desempenho destacável. Sport, Atlético-PR e Flamengo, ultrapassam os 84% de aproveitamento até agora. É importante lembrar, que no Rio de Janeiro, os times grandes jogam todas as partidas dentro de casa, o que, claro, facilita a performance. Outro que vem bem é o Grêmio, único invícto até agora na temporada. Em 12 jogos no Gaúcho, são 9 vitórias e 3 empates.

Na parte ofensiva, 4 times chamam à atenção. Goiás e Figueirense tem média de 2,9 gols por partida. Vasco e Botafogo, média de 2,8. Segundo levantamento da Placar, o artilheiro da temporada, no entanto, está no Coritiba. Keirrisson, já marcou 13 gols no ano, e lidera a disputa da "Chuteira de Ouro". O pior ataque do país é centenário e está em Minas Gerais. Nas 8 partidas do ano, o Atlético-MG marcou apenas 7 gols, menos de 1 por partida. Vale lembrar que a goleada por 7 a 0 aplicada no Palmas não está somada à conta, já que foi pela Copa do Brasil.

O galo, inclusive, é um dos times mais "sem graça" para o torcedor nos Campeonatos Estaduais. Nas 8 partidas que disputou, as redes balançaram apenas 11 vezes. Apesar do "ataque cardíaco", o Atlético-MG tem uma das melhores defesas, sofrendo apenas 4 gols até agora. Ao lado dos mineiros, estão o Grêmio, o Atlético-PR e o Coritiba com média de 0,5 gols sofridos apenas por jogo.

Apesar de ser difícil desta forma, observar qual time tem se dado melhor até agora na temporada, é possível perceber já algumas coisas. Os times do Rio de Janeiro, prometem força, mais uma vez, no Brasileirão. Apesar de ter o desempenho questionável, pelo motivo já explicado acima, as equipes cariocas começaram bem o ano. O Atlético-PR, que começou muito bem, já caiu. Na segunda fase do Campeonato Paranaense, acumula 2 derrotas em 2 jogos e pode nem se classificar à final. Já o Grêmio, ainda não teve adversários complicados, mas vem se mostrando uma boa equipe. Em Minas, o Cruzeiro vai melhor na Libertadores do que no Estadual, e também pode aparecer forte. Atlético e Ipatinga não vivem bom momento, e vão precisar se reforçar se não quiserem passar sufoco no Brasileirão. Já os paulistas, são os que vem tendo mais dificuldades, por ter um Estadual um pouco mais forte que os demais. Destaque para o Palmeiras, que não se destaca em nada, mas que vem crescendo de produção. Já o São Paulo, que tinha uma defesa intransponível na temporada passada, sofre mais de 1 gol por partida este ano.

Volto a repetir. O Brasileirão 2008 está chegando. E promete!

6 comentários:

Anônimo disse...

É rapaz, o Breno saiu, o Alex Silva não volta, o Miranda não jogou e aí foi tristeza........ :(

Anônimo disse...

Os melhores time do Brasil em minha opinião, pela ordem: Internacional, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e São Paulo.

Arthur Virgílio disse...

Nunca tivemos tão forte no começo do ano como em 2008. Vários times devem entrar como favoritos, entre eles: Botafogo, São Paulo, Cruzeiro, Internacional, Palmeiras, Grêmio, Fluminense e Flamengo.

Correndo por fora: Atlético Paranaense, Sport e Figueirense.

Brasileião mais disuputados dos últimos anos é o que esperam os torcedores.

Diego Louzada disse...

Que bom ver que ninguém aponta o Vasco como favorito. Aguardem...
Bom mesmo deve ser o São Paulo, com um goleiro que ao ver o atacante ajoelha, o Corinthians sem ataque...
Boto fé no Inter (melhor plantel do país), Palmeiras e Cruzeiro. Aqui no Rio, o Flu tem um bom time e se ajeitando pode dar trabalho, assim como o Botafogo do inteligente Cuca.
Meu Vasco...favoritíssimo ao rebaixamento...ahahahaha.

Anônimo disse...

Não promete!! Cruzeiro, Atlético, Flamengo não tem forças para disputarem um título. Palmeiras, São Paulo, Santos, enfim, os paulistas deverão dominar a frente do Brasileirão. Mineiro é uma coisa e Brasileiro é outra. Aposto numa boa campanha do Cruzeiro, mas não para lutar pelo título. Lembrando: 2002 e 2004 Santos, 2005 Corinthians, 2006 e 2007 São Paulo. Quer mais?? Abraço.

Anônimo disse...

klaus, se o são paulo pra vc é um dos favoritos para levar o brasileiro, quem não tem chances? sp ta uma baba. O Cruzeiro segue lider chave e invicto na Libertadores, lider no campeonato mineiro com 1 jogo a menos, sem contar que metade do plantel esta no departamento medico.

Acho q a disputa vai ser acirrada entre Rio, SP e MG representado pelo Cruzeiro e não arrisco apontar um favorito nesse meio.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter