Sem exageros

Que não me venham com o papo de "penalti é loteria". Se algum jogador ou treinador do Fluminense fala isso, a pergunta que deve ser feita é: "e você deixaria uma loteria decidir o título mais importante da história do seu clube?"

Foi isto que o Fluminense fez. Decidiu, na metade do segundo tempo, levar o jogo para as penalidades. Talvez, porque o Flu tivesse treinado, um dia antes do jogo. Talvez, porque a imprensa noticiou que a LDU não deu importância à este tipo de trabalho. Mas, se penalti não é loteria, também não é treino. É psicológico. Puramente psicológico.

E os equatorianos, que desde o primeiro jogo se mostraram psicologicamente mais bem preparados, venceram com justiça. Foram campeões por merecimento. Não tem nenhum jogador brilhante, mas tem um bom time de futebol.

Soube jogar com o regulamento. Das 8 partidas, desde às oitavas de final, conquistou apenas duas vitórias. Soube jogar com a cabeça, e perder quando podia, da forma como podia. Teve frieza para bater o segundo adversário nos penaltis.Provou para Renato Gaúcho, que o título não era tão certo como ele dizia. Provou à Gabriel, que o futebol equatoriano não é tão pequeno quanto ele pensava. Provou para Washington que tem mais, muito mais, do que a altitude à seu favor.

A vitória da humildade, contra um Fluminense que pecou em excesso. Pecou por não cuidar do lado esquerdo. Todos sabiam que Guerrón ia levar perigo por ali. O gol da LDU, logo aos 5 minutos de jogo, mudou completamente a história da final. O que parecia difícil, tornou-se praticamente impossível. A LDU surpreendeu, jogando buscando o gol. Não esperou o Flu atacar. Até porque, quando precisou se defender, esteve mal.

E foi isto que o Fluminense soube aproveitar. Se impôs. E chegou rapidamente ao empate, com gol do genial Thiago Neves. Fez o segundo, em inteligente cobrança de lateral de Júnior César. Thiago Neves, outra vez, estava lá para marcar. A esta altura, era impossível não acreditar que o terceiro gol sairia. E que o quarto gol era muito provável. Contrariando a todos, não achei penalti em Washington. Se o atacante do Flu quisesse o gol invés do penalti, teria conseguido. A carga não existiu.

Logo aos 11 do segundo tempo, o Flu fez o terceiro. Boa cobrança de falta de Thiago Neves. Defensável. Não para o goleiro Cevallos. E o meia colocava seu nome na história do Fluminense de maneira fantástica.

Faltavam 30 minutos. O Fluminense estava melhor. E já tinha provado que tinha mais time. Mas, estranhamente, pareceu satisfeito. Parecia já ter feito sua parte, e agora, estava disposto a deixar a tal "sorte de campeão", que tanto o acompanhou, decidir.

Levou o jogo durante todo o segundo tempo, e toda a prorrogação sem incomodar. Mas foi incomodado. A LDU manteve-se perigosa nos contra-ataques. Assim chegou ao segundo gol, mal anulado pela arbitragem com Bieller. E quase chegou, outra vez, com Guerrón, em arrancada fulminante e impressionante, que só foi parada com a expulsão de Luiz Alberto.

O Fluminense ainda teve uma chance, no final da prorrogação. Thiago Neves não pegou tão bem e o goleiro Cevallos defendeu. Pela falta de ousadia, o Fluminense foi castigado com os penaltis.

E Cevallos, que tinha cara de vilão, virou herói. E Thiago Neves, que tinha tudo para ser o rei da noite, virou vilão, perdendo uma das 3 cobranças desperdiçadas pelo Flu. 3 a 1 nos penaltis. LDU campeã da Libertadores 2008.

7 comentários:

Anônimo disse...

AÊÊÊÊÊ Sensacional .... eu sabia que era possível a LDU levar o título.........

o carioca tirou meu time e ficou sem caneco.... maravilha !!!!! gostei muito !!!!!

Anônimo disse...

Respondendo ao seu comentário no Bola18, xará, num dá… sinceramente… a podridão é muito grande…

Eu consegui ter essa postura com relação à seleção brasileira, terei com relação ao Flu, com certeza.

Abraço!

Guilherme disse...

Provou que o Vinicius NÃO sabe usar crase, enchendo o texto só para dizer que usa (é melhor não usar do que usar errado).

"...a LDU não deu importância à este tipo de trabalho..."
"...desde às oitavas de final..."
"...Provou à Gabriel..."
"...altitude à seu favor..."

Regra para saber se deve ou não usar crase: substitua a palavra após a crase por uma palavra do gênero masculino (e.g. este, Gabriel, seu) e veja se o artigo também muda (i.e. de 'à' para 'ao').

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Leandro disse...

Gostei muito da LDU campeã da Libertadores, tomei raiva do Fluminense depois daquele gol de Washington aos 47 do segundo tempo nas quartas de final.
E os cariocas não devem culpar ninguém pela derrota a não ser eles próprios. Um time que quer ser campeão não pode tomar 4 gols numa final e seu matador não pode perder um gol de cara logo no início da partida como fez Washington, além da defesa fazer inúmeras pixotadas, inclusive do seu promissor zagueiro Tiago Silva, que tem futuro.

Filipe Araújo disse...

Será que o Fluminense escolheu ou não conseguiu fazer o 4º. A liga foi o time mais preparado para esta copa e venceu merecidamente. O Guerrón não é normal! jaja

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Nívea Marco disse...

Achei que o Fluminense tava tão empenhado em igualar o resultado de Quito, que qdo igualou com os 3 a 1, relaxou. Parecia que já havia garantido o que queria. Dos 25 minutos do 2º tempo até os penâltis, um jogo muito sem graça.
Nos penâltis, parecia que não tinham forças, pq por mais que o goleiro é bom pegador, o jogador pelo menos tem que bater bem.

Leandrus disse...

Quando comecei a ler o texto, já estava me preparando para falar que achava que pênalti é sim loteria pq num dia o jogador pode estar tranquilo e calmo, no outro nervoso e pouco confiante; dependendo do nervosismo, pode acertar numa cagada muito grande ou errar, confirmando a má condição psicológica. Mas já que você separou condição psicológica da loteria dos pênaltis, tudo bem, rs

O Flu tentou muitas jogadas aéreas, mas quase todas deram errado. Se tivessem acertado pelo menos metade...

Ateh!

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter