A marra do brasileiro quando o assunto é futebol não permite que se enxergue o óbvio: há pelo menos quatro anos a Argentina é melhor do que a Seleção. A superioridade foi camuflada por alguns resultados isolados que, nos últimos três anos, criaram uma escrita ilusória, na qual nossos hermanos não conseguiam nos vencer. Ganhamos a final da Copa das Confederações. Ganhamos a Copa América. Boas atuações, muito embora nossos rivais tenham jogado tão mal quanto o Brasil se exibira bem.
(...)
A Argentina hoje só não é melhor do que o futebol brasileiro no feminino. Ganha mais as competições com clubes, tem seleções superiores, da base à principal, passando pela olímpica. Por isso, vai bem nas eliminatórias, bateu o recorde de vitórias seguidas em Jogos Olímpicos - 11, entre Atenas e Pequim - e disputará o bicampeonato, sábado, contra a Nigéria, que hoje goleou a Bélgica por 4 a 1. Por sinal, reedição da final de Atlanta, vencida pelos africanos.
Já nós, brasileiros, vamos ficar discutindo porque perdemos para a Argentina. E não enxergaremos o óbvio. Hoje somos piores. Temos uma boa seleção, mas que é inferior a deles. E, sinceramente, Dunga não é o maior culpado desta vez. Convocou um bom grupo e, reconheço, cometeu erros, como não escalar os dois Thiagos, além de não ter conseguido dar padrão tático adequado ao time. Mas perdemos porque, infelizmente, em condições normais, estamos muito mais perto disso atualmente, nos confrontos contra os argentinos. Nos falta a humildade para reconhecer isso. E a simplicidade de entender que o futebol é cíclico e não tem dono. Quem joga melhor, ganha. E hoje, a Argentina foi (e é) melhor.
Assim mesmo, as Olimpíadas foram úteis para mostrar que temos jogadores jovens de muito potencial, principalmente para o meio de campo. Se existe um legado do fracasso de Pequim, é saber que temos volantes olímpicos superiores aos da seleção principal. Hernanes, Anderson e Lucas merecem uma promoção. Urgentemente.
Um comentário:
Muitos estão ressaltando e até o Galvão falou durante a transmissão e depois no jornal da Band a noite também, pode ser a última vez que o futebol estaja nas Olimpíadas (claro que um dia quem sabe volte, o tênis por exemplo ficou vários anos fora e voltou) mas vai demorar muito ou nunca ocorrer, o que definirá eternamente que o Brasil jamais levou a medalha de ouro no futebol masculino !!!!!!!!!
Postar um comentário