Com cara de líder

Um adversário forte, que vinha crescendo de rendimento e fazia bom início de returno. Uma goleada com tranquilidade por 4 a 0. A liderança, mesmo que provisória. O sábado não podia ser melhor para o Vasco, que mais uma vez mostrou todas as suas credenciais ao vencer o Grêmio com autoridade em São Januário.

Apesar do placar elástico, o jogo teve momentos de equilíbrio. O Grêmio não fez uma partida tão ruim que justificasse o resultado. Mas o Vasco teve uma partida taticamente brilhante aliada a grandes atuações individuais de seus dois principais jogadores, decisivos no confronto.

Para bloquear a principal jogada do Grêmio, Éder Luís e Fágner atacavam pelo lado direito. Júlio César não podia subir e mostrou a já conhecida deficiência na marcação. E era por ali que o Vasco jogava. E chegou cedo ao gol, em jogada de Éder e antecipação de Élton.

Atrás no placar, o Grêmio cresceu. Passou a pressionar e teve (ao meu ver), penalti em Escudero ignorado pela arbitragem. Os gaúchos tinham a bola e atacavam. O Vasco, recuou as linhas e deixava o bote armado para o contra-ataque. Assim, ampliou. Erro na antecipação de Saimon que deixou Edcarlos vendido. Diego Souza driblou o zagueiro como quis e bateu firme.

Com a vantagem, o Vasco tinha o que queria. Espaços para contra-atacar enquanto o Grêmio passou a ter dificuldades de articulação. Rômulo acertou a marcação à Douglas, que fez ótimo primeiro tempo, e o time não conseguia jogar. Jogando rápido, pelos lados, e com Diego Souza inspiradíssimo, o Vasco confirmou a goleada: primeiro com Éder Luís, depois com Fágner.

O Vasco tem elenco e alternativas. Tem muitos jogadores prontos para decidir. Hoje, o time não teve Felipe nem Juninho. Não sentiu falta porque Diego Souza fez ótima partida. É um time que sabe o que quer, que vive bom momento, que quer ganhar por Ricardo Gomes.

O Corinthians pode retomar a liderança amanhã. Mas se há um time com jeito de líder hoje, ele se chama Vasco da Gama.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter