A sobra e o talento

O distanciamento no Campeonato Espanhol só interessa a Real Madrid e Barcelona. Que só precisam se preocupar um com o outro e tem tempo para cuidar da Champions League. Pior para os outros participantes, que viram sparrings de baixo nível para os gigantes. Hoje, foi a vez do Osasuña.

Não é só a qualidade do Barcelona que explica o passeio por 8 a 0 sem nenhuma dificuldade. Foram três bolas na trave, mais de 80% de posse de bola e um placar que poderia ter sido ainda maior. O Osasuña tem um time muito pobre tecnicamente, lento na defesa e que cometeu seguidas falhas de posicionamento. Zagueiros muito adiantados, bola nas costas à todo instante. Contra um adversário com tanta qualidade no meio, é fatal.

Guardiola voltou a escalar o Barcelona no inovador 3-4-3 que já havia sido usado outras vezes na temporada. Puyol fazia a sobra ao lado de Mascherano e Abidal na defesa. Busquets era o responsável pela proteção. No meio, com liberdade e qualidade, Thiago fazia o lado direito, Fábregas ficava mais adiantado próximo à Messi e Xavi fazia o lado esquerdo. Na frente, Daniel Alves era ponta pela direita, muito aberto, Messi circulava e Villa entrava em diagonal vindo da esquerda. Ofensivo, técnico e funcional.

Com extrema facilidade, o Barcelona criou. Um lance atrás do outro e os gols foram saindo. Messi e Fábregas fizeram atuação de gala. No segundo tempo, mesmo diminuindo o ritmo e com mudanças táticas (voltando ao 4-3-3 com as entradas de Adriano e Maxwell), o Barça sobrou.

É gostoso de ver. É ótimo para os torcedores. Para quem gosta de futebol.

Péssimo para o futebol espanhol. O processo parece irreversível. Quanto mais os clubes menores demorarem para tomar uma atitude, ficará mais. No Barcelona sobram talentos. E o time sobra, com folga, no Campeonato Espanhol.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter