Nova Enquete - Altitude

O Flamengo já tinha comprado a briga desde o ano passado, quando caiu no grupo do Real Potossí, da Bolívia, e teve muitas dificuldades para conseguir apenas um empate contra o fraco time, em altitude próxima aos 4 mil metros. Cruzeiro, São Paulo e Fluminense, parecem já ter aderido à campanha. O fato é que os clubes brasileiros prometem abrir guerra contra a altitude nos próximos dias.

Entra ano, sai ano, o início da Copa Libertadores sempre trás este momento de discussão. Com os times, principalmente bolivianos, sempre aproveitando-se da altitude para somar pontos jogando dentro de casa, e os adversários reclamando que é impraticável jogar futebol à esta altura.

Fato é que, o problema da altitude é mesmo uma "faca de dois legumes". Apesar de nunca ter ido à uma cidade "nas alturas", imagino que realmente deve ser bastante complicada a adaptação e o rendimento nestas partidas. A Fifa, intercedeu, mas não impediu os jogos em qualquer lugar. Apenas pediu para que os clubes não mandassem jogos acima de 2.750m de altitude, diminuindo o drama de quem vem de fora, e aproximando quem joga dentro de seus torcedores.

Apesar de tudo isto, acho injusto e preconceituoso impedir um time de jogar "em casa", se seu estádio, sua sede, sua torcida, estão à uma altitude qualquer que seja. Se for um time que não seja da cidade, e transfira seus jogos para a altitude como forma de levar vantagem, sou contra. Mas acho que o futebol é esporte para todos, e impedir que o jogo possa ser praticado em qualquer lugar do mundo, ao meu ver, não é a decisão mais sensata.

E você? Qual sua opinião? Não deixe de votar...

3 comentários:

Unknown disse...

Esse negócio de altitude é pura frescura no buraco da bala.

Net Esportes disse...

Todos os times tem que jogar em casa, mas quem não é de altitude transferir o jogo aí é sacanagem mesmo..... fora isso ninguém pode reclamar de nada

Anônimo disse...

No se ese negocio de la altitud, es puro verso, bueno muchas gracias por pasar.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter