A bola pune e os dois lados da moeda

A notícia pegou a todos de surpresa. Os boatos de que o perdedor de Cruzeiro x São Paulo seria demitido eram fortes. Mas após o fim do jogo e as declarações do técnico tricolor, ficou a idéia de que ele seria mantido no cargo.

Doce ilusão. A bola puniu. E Muricy Ramalho foi demitido do São Paulo após três anos e meio. Três Brasileiros disputados. Três Brasileiros conquistados. Quatro libertadores disputadas. Nenhuma conquistada.

Pesou contra o treinador o fato de o time ir mal no primeiro semestre. Por isso, nenhum título Paulista. E nenhuma Libertadores. Como se fosse fácil ganhar o torneio continental.

Agora vamos aos fatos:

* Muricy fez um trabalho brilhante. É um dos (pra não dizer o) melhores técnicos do Brasil. É honrado, sério e trabalhador. E o São Paulo jamais deve se esquecer do que fez o treinador pelo clube.

* Ao mesmo tempo, o São Paulo deu a ele este ano, o time que ele queria. Desmanchou o futebol carioca. Deu qualidade ao elenco. Só não trouxe o camisa 10, que ele pede há dois anos. Peca apenas pela falta de criatividade no mercado. O São Paulo não investe. Só contrata jogadores em fim de contrato. Isto às vezes pesa.

* Com grande elenco e ótimo treinador, é fato que o São Paulo não jogou nada em 2009. O time não deu liga. Não pegou. Raríssimas boas partidas. E as eliminações pesaram. Já havia gente contra Muricy no São Paulo há muito tempo. E aos poucos, a situação do treinador ficava mesmo insustentável para o presidente, que insiste em mantê-lo desde 2008.

* O mercado tinha pouquissimas opções. Os grandes treinadores estão empregados e seria difícil fazê-los saírem de seus clubes. Do porte do Muricy, apenas Luxemburgo, Mano Menezes e Scolari. Nenhum deles iria para o São Paulo agora.

* O time agiu rápido. Contratou Ricardo Gomes, que estava desempregado no futebol francês. Um treinador promissor. E que tem o perfil do São Paulo. Porém, ainda precisa provar que é realmente um grande técnico no Brasil. Suas experiências por aqui não foram muito bem sucedidas. Principalmente o fiasco da Seleção Olímpica, inesquecível.

Com todos estes dados, minha opinião:

Muricy era um ótimo treinador. E o São Paulo deve sim gratidão à ele por tudo que fez. Mas pensando friamente, a saída foi inteligente. Claro que é um risco. Ricardo Gomes pode não dar certo, e a cobrança sobre ele será muito grande. Vão dizer que o time errou ao demitir Muricy. Mas é fato que o São Paulo precisa de novos ares. E principalmente: precisa reinventar sua forma de jogar. O futebol de resultado, sempre regular e funcional com o ex-treinador já não vinha funcionando. E ele parecia não achar saídas.

Só é preciso entender uma coisa: a culpa, não era dele, mas a saída me pareceu boa e na hora certa.

Um comentário:

Gremista Fanático disse...

Na minha opinião foi precipitada a demissão do Muricy, com ele o São Paulo poderia se recuperar e tentar vencer o brasileirão, agora sem ele vai ser dificil, abraço.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter