O sujo mundo da bola

Nas últimas semanas tenho escutado, lido, percebido muitas coisas lastimáveis sobre o futebol. De amigos, conhecidos, jornalistas, pessoas próximas e distantes. Coisas que todos nós, amantes do mundo da bola, já ouvimos falar pelo menos uma vez na vida. Mas que pela paixão pelo esporte, teimamos em nos enganar, fingimos que não vêmos e deixamos passar. Nos enganamos, pelo bem de uma paixão.

Quem me acompanha no Twitter, com certeza vai entender melhor este post. Aos outros leitores deste blog, vai apenas como um "pedido de desculpas" e um esclarecimento, para o possível empobrecimento do Marcação nos próximos meses.

Para piorar, hoje me deparo com a notícia de que Edílson Pereira de Carvalho e sua trupe estão prestes a serem absolvidos pela armação de resultados do Campeonato Brasileiro de 2005. Coisas que só me fazem repensar a minha relação com este esporte que tanto gosto.

O Marcação Cerrada, no mês do seu segundo aniversário, vai mudar um pouco. E até o fim do ano, o acompanhamento do futebol brasileiro será mais distante, mas continuará, pelo compromisso firmado com as quase 80 pessoas que acessam esta página diariamente. Parcitipantes do Bolão e da Liga MCerrada no Cartola, podem ficar tranquilos, tudo continuá igual. Aos outros, tentarei postar textos o mais próximos possíveis da realidade.

Tenham certeza, que daqui em diante, teremos os dois olhos muito abertos para o que acontecesse no futebol brasileiro, não só nas linhas, mas também nas entrelinhas.

A decisão é difícil e pode até não ser definitiva. Por isso peço paciência e compreensão de todos.

Ia postar hoje um balanço da rodada de ontem, mas vai ficar tudo para amanhã.

13 comentários:

Impasse Livre disse...

tRISTE vINICIUS MAS É A PURA REALIDADE. UM PAÍS CUJAS FALCATRUAS SEGUEM IMPUNES OU SEM AMPARO LEGAL PARA A PUNIÇÃO. BACANA A SUA VISÃO E O SEU POST. MAS, NÃO DEIXE A BOLA CAIAR AQUI NO BLOG NÃO...ABS, LEANDRO

Saulo disse...

É lamentável né. É como o Leandro, do Maldita Futebol Clube disse.

Rodrigo Garcia disse...

Entendo sua revolta caro amigo,infelizmente estamos no país da impunidade.
Aquele campeonato não foi só manchado pelo favorecimento que ocorreu ao corinthians e ao prejudicado Inter de Porto Alegre.
Nós todos fomos enganados...ora bolas!! claro que sim,cadê o dinheiro de quem paga televisão fechada,cadê o dinheiro de quem foi para o estádio,cadê a minha honra, que falo para minha mãe deixar a novela de lado e vir assistir o jogo comigo...foi uma sacanagem o que fizeram comigo e com todos,venderam uma coisa e entregaram outra.
Parabéns por abordar esse assunto,eu já tinha até comentado isso no primeira mão do André Rizek;é uma vergonha.
Mas não pare de focar nosso maravilhoso campeonato,isso seria uma grande derrota...sucumbir ao Edilson,a impunidade,a corrupção etc.. não faça isso.
Um abraço.

http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com(Futebol sem Censura)

Fernando Gonzaga disse...

de fato nada deve acontecer no caso do Edilson...este é o Brasil que quer realizar uma Copa do Mundo, que anuncio que em nenhum momento gastaria dinheiro público, mas que ontem em declaração do Ricardo Teixeira, deixou claro que quem vai pagar essa conta, é a gente...isto tudo desanima e faz o futebol perder um pouco do seu brilho...

abraço!!

Uelton Gomes disse...

Acompanha seu blog faz uns 5 meses ou mais, sei o quanto é desanimador esses assuntos, quem lê seu blog vê o quanto vc gosta do futebol.

Abraços

Wilson Oliveira disse...

Grissi,

Entre altas e baixas frequências, entre correria e calmaria, eu acompanho o Marcação Cerrada já faz um tempo, e te considero um excelente blogueiro, linha de frente.

Compartilho dos seus sentimentos de desanimo e digo que realmente muitos acontecimentos no futebol do nosso país, principalmente nos bastidores envolvendo arbitragens, Globo, CBF e tal me fazem sentir vergonha.

Não quero diminuir o teor de negatividade que tudo isso representa, chamo sua atenção para dois fatores: Não é de hoje que existem casos de impunidade no nosso país (dentro e fora do esporte em geral). Quem é mais velho que nos dois, já viu muita coisa cabeluda, que acontecia nos bastidores e que por pressão ou vazamento, acabava saindo na imprensa. É tudo lamentável demais mesmo.

Outro fator, é que isso nao é uma exclusividade do nosso país. Temos a final da Copa de 98, que apesar de ter envolvido o Brasil, foi na França e se caso aconteceu algo, envolve até mesmo a FIFA. E o que dizer de uns rolos que ocorrem no futebol italiano, onde até gente "mafiosa" tá metida no meio???

É por essas e outras que eu acho que temos todo o direito de nos sentirmos envergonhados, traídos, enganados, mas que ao invés de nos afastarmos, (eu como estudante de jornalismo e vc como formado) temos que "marcarmos cerrado" esses caras e sempre que pudermos, "voarmos na jugular" deles usando nossas ferramentas de comunicação.

Hoje nos temos blogs, mas amanhã poderemos estar num grande veículo de comunicação (que preferencia nao tenha rabo preso) e aí meu caro, poderemos fazer os caras que estragam o nosso futebol, se arrependerem de terem nascidos... Hehehe

Não perca o pique do Marcação Cerrada não. Seu blog é bom e vale a pena passar aqui pra dar uma lida nos seus artigos (apesar de não comentar toda vez que venho aqui).

Quem tem que sentir vergonha e se ausentar do oficio, são eles, os bandidos, e não nós, trabalhadores e admiradores do futebol.

Um grande abraço!

Leandrus disse...

Eu sou um dos que te acompanha no Twitter, hehehe. Confesso que não faria o que vc pensa em fazer, pois de alguma maneira tento abstrair toda essa sujeira, ainda mais quando me vejo impotente diante do problema, e priorizar o futebol. Mas ainda assim entendo sua decisão e obviamente a respeito.

Espero que ainda assim mantenha o blog! Ateh!

Alex Alvarez disse...

É duro aguentar tanta corrupção. O pior é que ela está em TODOS os setores que se possa imaginar. O Brasil é o país da impunidade, mas acho que grande parte da culpa é nossa, do povo, que não fazemos praticamente nada para mudar a situação. É difícil fazer algo, pois todo mundo tem inúmeros problemas, horários para cumprir, enfim.

O Marcação Cerrada é um dos melhores espaços que se pode encontrar no vasto mundo virtual. Vai ser uma pena a diminuição dos posts (se acontecer), mas vale a pena esperar por eles. ;)

Grande abraço, Vinicius, e bola pra frente!

Zêro Blue disse...

Prezado Vinícius estou plenamente de acordo e entendo bem sua indignação.

Quem viu como eu o Cruzeiro ser literalmente ROUBADO em 74 no Brasileiro, quem viu recentemente o Curintiãs ser campeão da Copa do Brasil trucidando através da arbitragem o pequenino Brasiliense, quem viu o Brasileiro de 2005 ser totalmente mudado por erros gravíssimos e roubalheiras, um dia pode se encher de tudo isso e por mais que ame esse esporte, pode ser que o sujeito comece a sentir asco pelo assunto.

Não vou te pedir para reconsiderar, nem para se acalmar pois sua atitude só vem demonstrar a retidão de seu caráter e a gente não pode querer que as pessoas sejam menos integras, mas paradoxalmente vou torcer para que com o tempo você consiga passar por cima de tudo isso pois seu blog é muito bom e muito importante, não pode ficar assim, sem força e nem perecer.

Abraços.

Net Esportes disse...

assim como a política brasileira que continua vendo sem qualquer punição o Sarney, que não está nem aí com a opinião pública .... afinal o povo nem se manifesta direito, não vai às ruas, se restringe a teclar sentado na frente do computador, e longe disso que essa não seja uma arma grande e poderosa, mas talvez falte mais ousadia ...... o futebol, ou o esporte em geral tem seu lado sujo, assim como tudo na vida, o juiz foi safado, corrupto, completamente errado e devia ser punido sem dúvida alguma, mas quantos por trás do que ele fez nem perto disso chegaram ... é lamentável, indignante e revoltande, mas a vida segue, e devemos no meio de tantas desgraças buscar aquilo que é verdadeiro, que é bonito e louvável, pois eles estão lá convivendo com o lado ruim e trsite da coisa toda.

Chico Ribeiro disse...

Po Vinicius,

Apesar de nunca comentar to sempre lendo o Marcação Cerrada. Espero que seu desânimo passe, e que então a raiva seja bem direcionada.

Braulio "xuBs" disse...

Para de boiolagem..
futebol é pra homem.. !

auhauh :)

brincadeira..

desanima né, mas fazer o que.. vida que segue !

Gremista Fanático disse...

Pow é realmente muito desanimador tudo isso, mas não podemos nos entregar, temos que lutar pela honra do nosso futebol, força ai Grissi, estamos sempre por aqui, abraço.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter