Será que pega?

A FIFA anunciou ontem uma punição pesada ao Chelsea, da Inglaterra. O time não vai poder contratar novos jogadores nas próximas duas janelas de transferências da Europa. O motivo: a FIFA acredita que o clube aliciou o jovem atacante francês Gael Kakuta, induzindo o jogador a deixar o Lens, em 2007, ainda com 16 anos.

Para muitos, decisão correta e justa. Entre eles o Lens, que disse que seu jogador foi "roubado" pelo gigante inglês quando ainda nem podia assinar contrato com o clube.

Para muitos, decisão exagerada. Entre eles o Chelsea, que chamou a punição de arbitrária e promete recorrer.

Eu vejo certo exagero. Deveriam estipular uma multa ao Lens, clube formador do atleta e só. Ancelloti que foi para o Chelsea em busca de renovação e boas contratações, terá que se virar com o que tem até 2011.

O problema é que o fato não acontece apenas na Europa. No Brasil, este tipo de problema é corriqueiro, envolvendo, principalmente, empresários mal intencionados.

Ainda esta semana, o Cruzeiro anunciou a venda de Zé Eduardo, volante das categorias de base, de apenas 17 anos, por 500 mil euros, para um grupo de empresários. O jogador já foi colocado no Ajax.

Zé, já havia tido chances no time principal ano passado, com 16 anos. Era o mais jovem no elenco da Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20, no começo do ano. E este ano, ganharia a oportunidade de subir em definitivo para o time profissional do Cruzeiro.

Ganharia. Mas um empresário, deu dinheiro ao jogador e o obrigou a não renovar o contrato com o Cruzeiro, que venceria em julho deste ano. O clube mineiro tentou de todas as formas a renovação, mas o jogador mostrou-se irredutível. Em julho, seria dono do passe, e seguiria o caminho traçado pelo empresário.

Resultado: o Cruzeiro afastou o jogador do grupo, para que ele não se valorizasse às custas do clube. E foi obrigado a vender um jogador pela primeira oferta que apareceu.

Coisas do futebol e da "ótima" Lei Pelé.

3 comentários:

Net Esportes disse...

Eu acho correto punir, se não pune todo mundo fica impune !!!!!!!!!!!! mas achei a tal punição exagerada ..... até 2001 ???? puxa vida no meu modo de ver se um clube no Brasil por exemplo não puder contratar até 2001 vai pra terceira divisão direto !!!!!

Gremista Fanático disse...

Acho que isso servirá de exemplo pra outros clubes não fazerem isso, acho que tem que matar o mal pela raiz, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

André Augusto disse...

Cara, se faz isso aqui no Brasil, vai virar Copa SP de Futebol Júnior, tanta molcada em campo pq nego não vai poder mais contratar por um tempo...

No caso do Chelsea, a FIFA já havia punido a Roma pelo memso motivo e agora investiga o Manchester United, também por causa de um jovem francês.

Deveria se criar regras globais, principalmente no lance da relação empresáriio-jogador. É difícil pensar em evoluir se tem um cara martelando na sua cabeça que vc pode ganhar euros ao invés de reais. A Lei Pelé em si não é ruim. Só que os empresários a deturparam a tal ponto que tal pratica é um câmcer no futebol brasileiro, principalmente.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter