O sabor de uma derrota

Incrível a reação de torcedores, dirigentes, jogadores e jornalistas nesta reta final do Brasileirão. Não se fala sobre outra coisa, senão o "favorecimento" do adversário para prejudicar um rival direto na disputa.

São três motivos para acreditar nesta história:

O primeiro, o jogo entre Corinthians e Flamengo, no último fim-de-semana. Declarações polêmicas durante a semana que antecedeu a partida, partiram de Jucilei. No jogo, o time não foi bem, como não vinha jogando bem há tempos. No fim, Felipe se recusou a tentar a defesa em cobrança de penalti, por estar revoltado com a marcação do mesmo (que aconteceu). E no dia seguinte, o jornal OFICIAL do clube paulista, classificou o jogo como "Doce Derrota", já que prejudicou São Paulo e Palmeiras na disputa pelo título.

O segundo, o Grêmio, que encara o mesmo Flamengo no próximo fim-de-semana, na última rodada. Derrota do time gaúcho, dá o título para o Flamengo. Empate ou vitória, pode significar o título do grande rival Inter. Souza foi o primeiro, como de costume, a dar as declarações polêmicas. A diretoria gremista, que disse que o rival não podia contar com o tricolor, começa a mudar de idéia e não dará férias antecipadas ao grupo. Mas, alguns titulares podem ser "poupados" do confronto.

O terceiro e último, partiu de Wanderley Luxemburgo. Disse que o Santos dará férias antecipadas a alguns titulares. E que o seu time não tem que se preocupar com os outros. Com isto, pode prejudicar o ex-clube Palmeiras, que luta por uma vaga na Libertadores contra o Cruzeiro.

Agora vamos à minha opinião:

Em quaisquer circunstâncias deste Brasileirão, o Flamengo seria favoritíssimo para vencer o Grêmio no Maracanã. O time gaúcho só venceu uma vez jogando fora de casa. Por isso, não acredito em outro resultado no fim-de-semana que não seja o título do Flamengo, com vitória no domingo. Com ou sem "corpo mole" dos gremistas.

Independente disto, não acredito em "corpo mole". Ninguém (ou quase ninguém) entra em campo para perder. E é impossível disfarçar esta má vontade. A motivação do Grêmio é muito menor do que a do Flamengo. Assim como a do Santos é muito menor do que a do Cruzeiro. E isto é natural. Mas não indica que não tem chances de vencer. No futebol, sempre há.

Fato é, que em um campeonato de 38 rodadas, falar que o Flamengo será campeão porque o Grêmio vai entregar a competição, é um absurdo sem tamanho. Todos os times entram no Brasileirão dependendo apenas de seu desempenho. E se não chegaram às conquistas, foi porque não tiveram competência para tal.

E lanço aos leitores do blog, um desafio proposto por PVC, no Linha de Passe de ontem à noite: passem o domingo em um lugar sem energia elétrica, já que o campeonato já está decidido e o Grêmio vai facilitar a vida do Flamengo.

Tenho certeza que ninguém tem coragem. E que ninguém quer perder a chance de assistir a última rodada mais incrível da história do Campeonato Brasileiro.

6 comentários:

André Augusto disse...

Não acho que o Corinthians fez corpo mole, apenas jogou como o usual nas últimas rodadas, o que fez o Flamengo nem fazer força para vencer. Porém, achei erros grotescos da arbitragem na expulsão de Chicão e no pênalti. Porém, todos os postulantes já foram beneficiados pela péssima arbitragem brasileira, então, "nada de mais".

Não entendo a choradeira do Inter. Se a situação fosse inversa, faria o mesmo? Certamente que não. Ao invés da choradeira - característica marcante em 2009, mesmo com a boa equipe - deveria se lamentar dos bobos pontos perdidos em casa e acordar tarde para brigar pelo título.

Fernando Gonzaga disse...

é isto mesmo amigo...

tudo que parece óbvio não se confirma nesta brasileirão do improvável...o corinthians tá jogando neste ritmo de férias desde que venceu a copa do brasil...o santos tem lá seus motivos para dar férias e o grêmio jogando na condição de visitante é praticamente 3 pontos garantidos, mas dá pra acreditar????

abraço!!!

Gremista Fanático disse...

Fecho com voce cara, tambem acho que o Flamengo venceria o Grêmio mesmo, mas que poderia ser muito mais dificil a sim poderia, mas o Grêmio vai fazer o que sua torcida quer que por incrivel que pareça é perder o jogo, simples assim, não tem misterio, o que Souza falou é uma verdade, jogador tem que fazer as coisas de forma a agradar sua torcida e não a dos outros, e o que nessa altura do campeonato agrada a torcida do Grêmio é a derrota, e não me venham falar em dignidade no futebol porque é pura sacanagem, fosse assim jogador faria gol com a mão e avisaria o juiz que fez o gol com a mão, ou que não sofreu penalti e por ai vai. Enfim Mengão campeão e com meritos, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Nicolau disse...

Pois é, não sei da onde diabos tiraram que o Corinthians que perdeu pro desinteressado Avaí e pro virtual rebaixado Náutico (esse no Pacaembu) iria ganhar do Flamengo... Defederico quase fez um golaço, vi gente dizendo que o Bruno foi o destaque do jogo, mas o Corinthians entregou. Pra mim, é desculpa de time que não teve bala pra levar o título. Um palmeirense veio reclamar desse tal corpo mole do meu time, acredita? Corpo mole fez o Palmeiras que chegou a abrir meia duzia de pontos na frente dos outros e deixou o título escapar...

Net Esportes disse...

Não duvido do corpo mole, o fato do goleiro não querer defender o penalty é absurdo, tem que ser punido .... a questão é jogar por jogar ou jogar do jeito que o Goiás jogou na última rodada, o Goiás não é um time que se vencer vai ajudar um grande rival, só por isso ele pode jogar com raça até o fim mesmo que não tenha chance de nada ??? é um absurdo, eu acho que a CBF deveria punir férias antecipadas, time misto ou reserva sem uma explicação decente como estar em outro campeonato por exemplo, todos deveriam ser obrigado a jogar sério até o fim. ou será que o Goiás teve mala branca???

Michel Farias disse...

É.... Vinicius

Na minha opinião está tudo resolvido, Flamengo campeão e Botafogo para segunda divisão.


Abraços!!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

E não se esqueça de escutar o DEBATSPORTS

debatsports.blogspot.com

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter