Dá para chamar de zebra?

Em cada 10 palpites para o jogo de hoje à tarde, certamente 9 apontavam para o Chelsea. Motivos não faltavam: o time precisava apenas de uma vitória simples, vinha em melhor fase, jogava em casa e ultimamente tem se saído melhor na Champions League. Não foi o que aconteceu.

Quando fiquei sabendo a escalação da Inter para o confronto, postei no Twitter a minha surpresa e disse: Mourinho sabe como poucos como vencer no Stamford Bridge. Afinal, os números comprovam. Em três temporadas no comando do Chelsea, ele foi derrotado ali apenas uma vez, para o Barcelona, na Champions de 2006.

Hoje, apenas uma diferença. A camisa. Mourinho defendia a Inter de Milão e não os donos da casa. E foi corajoso, para sair com a justa vitória.

De cara, apostou em uma equipe com três atacantes. Pandev ganhou a vaga de Stankovic. Assim, o treinador "espelhou" a sua equipe contra a do adversário. No meio-campo, os dois volantes da Inter marcavam os dois meias do Chelsea. E o meia da Inter, impediria o jogo do volante do Chelsea.

A estratégia funcionou. Marcando no campo de ataque, a Inter não deixava o Chelsea jogar e ainda conseguia segurar bem a bola. Não passava sustos. Durante todos os 90 minutos, foi pressionada apenas nos cinco minutos finais da primeira etapa. Uma pressão, no entanto, suportável.

No segundo tempo, enquanto a Inter tinha paciência e mantinha sua estratégia de marcar no campo ofensivo, o Chelsea foi se desesperando e se abrindo. Deu espaços, para que os italianos matassem o jogo. E assim foi feito: lançamento espetacular de Sneidjer, o melhor em campo, e gol de Eto'o. Inter, classificada, 1 a 0.

A Inter pode chegar longe na Champions. Tem time para isso. A defesa é muito segura. O meio tem Sneidjer em ótima fase (e o Real Madrid o liberou quase de graça...). E Eto'o, muito criticado, mostra mais uma vez que é um jogador decisivo.

Quanto ao Chelsea, deve se aproveitar do fato de ser o único entre os ingleses que ficou fora da Champions para brigar pelo título nacional. Arsenal e Manchester United terão que dividir atenção entre as duas competições enquanto os Blues tem time para mostrarem força ainda este ano.

PS: Não assisti ao jogo entre Sevilha e CSKA, mas este sim dá para chamar de zebra. Era impossível apostar nos russos. Aliás, pelo segundo ano seguido o Sevilha dá sorte no sorteio, mas cai nas oitavas-de-final da Champions.

2 comentários:

Gremista Fanático disse...

Zebra não é não, mas que ganhar do Chelsea em Londres não é pra qualquer um a não é mesmo, e a Inter segue na competição e como moral, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

André Augusto disse...

Não porque no papel, eram praticamente equivalentes. No fim, a surpreendente ousadia da Inter e os desfalques do Chelsea decidiram o confronto.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter