Valeram os três pontos

Mais um jogo complicado para o Cruzeiro na Libertadores da América. O time teve dificuldades para bater o fraco e desconhecido Deportivo Itália, da Venezuela, por 2 a 0 no Mineirão. Apesar de ter ficado devendo novamente uma boa atuação, o resultado coloca o Cruzeiro provisoriamente na liderança do grupo. E mais: mantém o time em condições de brigar por uma vaga na próxima fase.

Antes de analisar o jogo, é preciso uma análise geral da Libertadores e dos times brasileiros. Até agora, tirando o Santos e seu futebol envolvente, ninguém convenceu. Aliás, todos andam tendo dificuldades, principalmente na Libertadores.

A cobrança sobre o Cruzeiro é grande. Manteve quase todo o elenco vice-campeão da última edição e terminou muito bem a temporada passada. Foi reforçado para este ano. Mas, até agora, não funcionou.

Ontem, mais uma vez, o time teve dificuldade no meio-campo. A marcação melhorou, principalmente do lado esquerdo onde Diego Renan ficou mais postado. Mas, a velocidade para chegar ao gol adversário e os toques envolventes, marca característica do time de Adilson Batista, não foram vistas ainda em 2010, salvo raros lapsos.

O primeiro gol, de Fabinho aos 5 minutos, deu a impressão de que a tarefa seria fácil. Mas o Cruzeiro só definiu o jogo as 24 do segundo tempo, com gol do criticado Pedro Ken. Até lá, teve o controle absoluto do jogo e finalizou mais vezes ao gol. Mas, de fato, foram poucas jogadas de perigo real.

Vale notar, no entanto, que Vélez e Colo-Colo, os outros dois times da chave, também tiveram dificuldades contra o Deportivo. Um time muito fraco tecnicamente. Mas muito disciplinado taticamente. Um adversário chato. Que deu trabalho para todos no grupo e seguirá dando para os concorrentes celestes.

Apesar de contar com seus principais jogadores em má fase técnica (Jonathan, Marquinhos Paraná e Gilberto), o Cruzeiro segue controlando a maioria de seus jogos e vencendo. É assim no Mineiro, onde é líder isolado. E é assim na Libertadores onde faz campanha de razoável para boa. Falta um pouco de paciência. O time pode, e tem tudo para, encaixar de vez na hora certa.

4 comentários:

Rafael Andrade disse...

Cruzeiro jogou e vem jogando mal, mas como vc disse, ninguém no Brasil tá jogando bem. Exceto o Santos, que vem sendo espetacular. Mas, houve uma evolução no Zeiro de ontem com relação aos outros jogos da Santander, ao menos não teve ninguém expulso, rsrs. Valeu!

Gremista Fanático disse...

É cara, a vitoria não foi lá essas maravilhas todas e acho que o Cruzeiro tem que melhorar muito se quiser ao menos repetir a campanha do ano passado, se bem que todos os times não estão se acertando tambem, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Fernando Gonzaga disse...

como você bem falou, a única equipe que está vencendo e convencendo neste primeiro semestre é o Santos...todas as demais ainda estão necessitando de ajustes e reforços....e o Cruzeiro até tem um bom elenco, mas com tantos jogadores em crise, a coisa fica complicada...

abraço!!!

Net Esportes disse...

voltando .... e me atualizando dos resultados .... !!!!! pelo que estou vendo não mudou tanta coisa desde que fiquei ausente !!!!!!!!

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter