Clássico emocionante, empolgante e decidido em pequenos detalhes. Ou em um recorrente detalhe, é justo dizer. Santos e São Paulo começaram ontem a decisão antecipada do Campeonato Paulista. Jogo cheio de mudanças e que terminou com vitória dos Meninos da Vila, muito perto da final.
O Santos começou melhor a partida. Conseguia chegar bem ao ataque. O São Paulo, apesar da evidente vontade de seus jogadores, não conseguia se acertar no meio-campo. O gol contra de Júnior César, ainda no início, piorou ainda mais a coisa. Mais do que isso, prejudicou também o tricolor o árbitro Marcelo Rogério. Não pelo segundo, mas pelo primeiro cartão amarelo para Marlos, que foi no mínimo um exagero.
Com um jogador a mais, o Santos não demorou para fazer o segundo, em enfiada genial de bola de Neymar para o artilheiro André. 2 a 0, 11 contra 10. Ali, o jogo cheirava a goleada.
Mas no segundo tempo, Ricardo Gomes acertou seu time. A entrada de Cicinho deu consistência e velocidade ao meio são paulino. O time cresceu no jogo. Conseguiu diminuir com Hernanes (o melhor em campo) e virar com Dagoberto de cabeça, mais um sinal claro das fraquezas da defesa do Peixe. Ali, o jogo cheirava a empate.
Mas veio uma falta lateral cobrada por Mádson. Rogério Ceni voltou a errar num momento decisivo e Durval teve tudo para decidir o clássico. Santos 3 a 2. Vitória que deixa o time perto demais de uma vaga na final. Pode até perder o segundo jogo.
Rogério Ceni é bom goleiro. Sempre foi. Mas este ano, tem falhado demais e o pior: em momentos decisivos. Assim como Marcos no Palmeiras, ele ainda é importante para o São Paulo. Mas com 37 anos, é preciso que o clube comece a pensar em alternativas.
Já o Santos, não decepcionou. Não foi brilhante e empolgante como em outras partidas. Mas mostrou qualidade para vencer um adversário que é forte demais. Dorival agora deve conviver com um dilema: manter um esquema ofensivo e que funciona, correndo riscos defensivos, ou tentar uma maneira mais segura de jogar para segurar um resultado que muito lhe interessa. Eu, tentaria a primeira opção. Este time merece. E o futebol brasileiro também.
3 comentários:
É cara o Santos encaminhou bem a classificação que pra mim deve ocorrer, esse titulo do Paulistão já tem dono a um bom tempo, abraço.
Saudações do Gremista Fanático
é complicado mas não acho impossível vencer na Vila por dois gols de diferença, mesmo porque já aconteceu apesar que era uma partida do Brasileirão (primeiro gol da carreira de Dagoberto pelo São Paulo) ...... o empate ontem seria mais justo, uma pena .... o São Paulo se mantivesse o ritimo depois de ter empatdo acho que poderia ter feito o terceiro ...... mais uma vez toma gol no fim ... meu Deus !!!!!!!
O São Paulo voltou a perder em decisões. Pela segunda vez, o time consegue reagir, mas acaba tomando um gol no finalzinho do jogo.
Concordo com você no resto do texto. O São Paulo já deveria começar a procurar um novo goleiro. Rogério Ceni tem falhado demais, em momentos decisivos, inclusive. Acho que o tempo dele já passou. Quanto a Dorival Júnior, deixa os meninos jogarem. Tá na genética desse time buscar o gol a todo instante. Só tem que convencer os meninos a não relaxarem em clássicos, quando estes já estão praticamente decididos. Os meninos precisam aprender a matar um clássico, mas estão no caminho certo. Tem que continuar jogando pra frente.
Postar um comentário