Antes de começar o Campeonato Carioca de 2010, ninguém (mesmo os torcedores do Botafogo) confiavam muito que o Botafogo pudesse ser campeão. Era e continua sendo inegável, que o elenco do Botafogo é o mais fraco entre os quatro grandes do Rio. A teoria ficava ainda mais fácil de ser defendida na terceira rodada, quando o clube ficou em frangalhos após a derrota por 6 a 0 para o Vasco.
Mas em um Campeonato cheio de adversários abaixo da crítica e de tiro curto, não é elenco que chega ao título. É alma, coração. E o Botafogo fez isto quando tomou a decisão mais acertada do futebol brasileiro até aqui em 2010: contratar Joel Santana.
Se o papai não é um treinador brilhante, e nunca foi, tem uma estrela incrível. E um astral que poucos técnicos brasileiros tem. Num mundo cheio de marra e de "complicações" a simplicidade de Joel era tudo que o Botafogo precisava para chegar ao título estadual.
Título incontestável, que veio com uma vitória sobre o rival Flamengo ontem que deixa muitos problemas do alvi-negro para trás. Acabou a onda de se apequenar diante do Fla. Acabou a história de vice. O Botafogo grandioso e glorioso finalmente está de volta.
Ontem, uma vitória com a cara do que fez o Botafogo na competição. Sofrida, mas com muita luta e eficiência. Eficiência que começa lá atrás com o decisivo Jéfferson. E que termina lá na frente, com uma dupla de ataque que está longe de ser ótima tecnicamente. Mas que fez o Botafogo deixar para trás a cara apática que tinha nos tempos de Juninho, Lucio Flávio e cia.
O título estadual é justo e vale muito a festa do torcedor botafoguense. Só não pode apagar e fazer com que o time se esqueça do que vem pela frente. É preciso reforçar e muito o elenco para o Brasileirão. Só coração não vai ganhar uma competição longa e de nível técnico muito mais apurado.
Mas fica a certeza de que o clube está no caminho certo. E de que a alma vencedora e o fato de ter finalmente perdido o medo de perder, podem levar o Botafogo de volta ao posto que merece no futebol nacional.
3 comentários:
Um time com mais organização dentro e fora das quatro linhas, sem vaidade. Ainda acho que o time do Botafogo é fraco para o brasileiro,mas foi campeão com muitos méritos.
Abraços!!
http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/
Cara, voce disse tudo, campeonatos assim são decididos na garra, na vontade, na determinação e nisso o Fogão ganhou de todo mundo, aquela derrota pro Vasco acho que acirrou os animos dos jogadores que deram a volta por cima. abraço.
Saudações do Gremista Fanático
O título foi merecido, nós rubro-negros somos homens e desportistas o suficiente para reconhecer. Já eles, apoiam as derrotas em teorias conspiratórias e chororôs.
Os penaltis não foram identicos ao do Fábio Luciano em 2008? Pra mim foram todos penaltis indiscutíveis. Mas como justificar agora aquela cena constrangedora do chororô em 2008?
Saudações
www.saudacoesrubronegras.com.br
Postar um comentário