Personalidade ou irresponsabilidade?

Como já disse no post abaixo, não vi todo o duelo entre Santos e Vitória, pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Assisti pouco mais do que alguns momentos e os melhores momentos do jogo. Por isso, não vou entrar em análises táticas do confronto.

Pelo pouco que vi e pelo muito que li, o Vitória não conseguiu jogar. O Santos voltou a marcar no campo de ataque e sufocar o adversário, apesar de não conseguir o mesmo brilho e efetividade do início da temporada. Fez 2 a 0, com Neymar e Marquinhos. Perdeu um caminhão de gols. Não definiu o título no primeiro confronto, como poderia ter feito. Mas deixou as mãos bem perto da taça.

Não pretendo mais falar do jogo. E sim de um jogador em especial. De um jogador especial. Neymar (que já havia feito o primeiro gol), sofreu um penalti aos 28 minutos do segundo tempo. Isto mesmo, ele arrancou em velocidade, driblou o zagueiro em direção ao gol como costuma fazer e sofreu a falta dentro da área. O jogo estava 1 a 0. Neymar resolveu bater o penalti com a famosa cavadinha. Lee não se moveu e defendeu com extrema facilidade.

Por "sorte", Marquinhos fez o segundo gol e garantiu um resultado mais tranquilo para o Santos.

Voltemos então ao penalti. Foi só perder a cobrança para o mundo cair na cabeça do jovem. Não faltaram pessoas para criticar a "mascarada" cobrança. Neymar foi taxado de irresponsável e mascarado. Os mesmos que criticaram, são aqueles que exaltariam a "cobrança genial" caso a bola entrasse. Que falariam do sangue frio do atacante por bater e marcar assim em uma decisão.

Vale lembrar que Neymar ainda é jovem. Tem apenas 18 anos e precisa de amadurecimento. O que acontecerá, naturalmente. Fora de campo, o garoto de fato me parece deslumbrado com o momento que vive. Dentro, no entanto, Neymar é apenas um baita craque que chama a responsabilidade.

E que não quer humilhar ninguém. Joga de maneira ofensiva, e usa sua técnica sempre na direção do gol. Não é atoa que já marcou 28 este ano. Não é por acaso que é artilheiro da Copa do Brasil, foi convocado para a Seleção Brasileira e já recebeu uma proposta de 20 milhões de euros do Chelsea.

Méritos para Lee, que provou que conhecia o adversário (que bateu penalti assim recentemente, em amistoso do Santos). E que Neymar siga, dentro de campo, fazendo o que sabe melhor: encantando. E se lembrando de que erros e acertos fazem parte da vida de qualquer um, inclusive de um craque.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter