Quando pouco é suficiente

Por melhor que seja, nem sempre um time de futebol jogará bem e será brilhante. Por isso, em algumas vezes a boa fase é mais importante que a qualidade técnica em si. Unir os dois é o caminho para o sucesso. Caminho que parece vir sendo muito bem feito pelo Cruzeiro neste início de temporada.

Os desfalques do versátil Pablo (fundamental no balanço defensivo) e de Thiago Ribeiro (artilheiro do time em 2011) foram importantes para a queda de rendimento do Cruzeiro ontem na Colômbia. Mais do que isto, a estratégia defensiva de Cuca não funcionou bem. Gilberto era o responsável por marcar o arisco Dayro Moreno. O atacante afunilava o jogo, Gilberto o seguia e abria um buraco na lateral esquerda. Marquinhos Paraná tentava cobrir o lateral e abria um buraco no meio. O "cobertor curto" da defesa do Cruzeiro colaborou para a impressão de que a marcação estava frouxa na etapa inicial. Os mineiros marcavam de longe porque chegavam atrasados.

Com o bom trio ofensivo, o Once Caldas era mais perigoso. Moreno dava muito trabalho caindo pelos lados e Rentería, apesar do jogo ruim, incomodava a defesa o tempo todo. O Cruzeiro tinha dificuldades para roubar a bola e logo, para impor seu jogo baseado na posse. Por isto, Montillo apareceu pouco na primeira etapa e Roger foi peça nula. Também por isto, Brandão não fez uma "estreia dos sonhos". A bola chegou pouco ao ataque e quando chegou, o bom reforço conseguiu finalizar. Com ele, o Cruzeiro perde em movimentação e velocidade mas ganha em presença. Não acho que será titular sempre, mas será jogador fundamental na temporada.

Enquanto os donos da casa esbarravam em mais uma grande atuação de Fábio, Cuca mostrou-se atento ao jogo. Sacou Brandão e deu lugar a Ortigoza, para aumentar a velocidade. A idéia era ter o paraguaio entre o lateral direito e o zagueiro do Once Caldas, confundindo a marcação. Funcionou. E em dois lances que começaram com o toque qualificado de Montillo, o Cruzeiro definiu (gols de Walyson e Ortigoza).

Não restou outra alternativa aos colombianos senão se lançar ao ataque. A defesa do Cruzeiro seguia confusa e Núñez diminuiu. Pouco para quem enfrenta o melhor time da primeira fase da Libertadores.

Assim como no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro conseguiu encaminhar sua classificação na Libertadores na primeira partida. Nos próximos dois jogos, Cuca poderá poupar, testar, experimentar. Depois deles, o Cruzeiro tentará seguir seu caminho: o das conquistas.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

2 comentários:

Kaique Pedaes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kaique Pedaes disse...

Tenho saudades do Ortigoza no Palmeras =/

Parceria?

Interesse em ser colaborador do NE?

Abraço

kaique.pedaes@r7.com

www.net-esportes.blogspot.com

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter