No caminho certo

Até 2014, a Seleção Brasileira pode mudar muito. É possível que algum jogador que hoje nem seja conhecido pela grande maioria, esteja entre os titulares. É muito provável, porém, que alguns destaques do ótimo time Sub-20, estejam no grupo que vai disputar o próximo Mundial.

Hoje (ou ontem, como preferirem) o time de Ney Franco confirmou a vaga na decisão do Mundial da categoria. Pela segunda vez consecutiva, o Brasil chega à final da competição. Na última vez, derrota para Gana nos penaltis, de um time que tinha Ganso e Giuliano como principais jogadores.

Contra o México, o Brasil teve enormes dificuldades e fez um jogo parelho, decidido apenas nos minutos finais.

No primeiro tempo, o time de Ney Franco tinha a bola mas não conseguia ameaçar. Oscar seguia sendo a principal referência técnica, contando com o apoio sempre fundamental de Casemiro. Mas faltava movimentação incisiva e acerto no passe final. O México, retraído, tinha as melhores oportunidades e chegou a ter um gol bem anulado no último minuto da primeira etapa.

No segundo tempo, os adversários adiantaram a marcação e dificultaram o jogo do Brasil. Os problemas defensivos, principalmente na esquerda com Gabriel Silva eram claros. Ney Franco demorou a mexer e por pouco não colocou o resultado em risco. Não fosse mais uma ótima atuação de Gabriel, os mexicanos teriam aberto o placar com pelo menos duas ótimas chances.

Quando Ney Franco resolveu mexer, acertou em cheio e definiu o confronto. Alan entrou na lateral direita organizando o sistema defensivo e liberando Danilo. E Dudu entrou endiabrado mais uma vez pelo lado esquerdo, partindo para cima e incendiando o jogo. O Brasil cresceu e chegou ao gol com Henrique, que faz Mundial irrepreensível. Pouco depois, ampliou novamente com o atacante, artilheiro da competição com 5 gols ao lado do espanhol Vásquez.

Na final, o Brasil vai pegar Portugal. Que não levou um gol sequer até aqui. Ney Franco vai precisar de um time com boas alternativas ofensivas. Negueba e Dudu, mais velozes e que tem entrado bem, merecem uma oportunidade entre os titulares. Principalmente porque Coutinho, principalmente, não faz grande Mundial.

Independente do resultado final, é preciso ressaltar o trabalho que vem sendo feito nas categorias de base da seleção. Duas finais de Mundial seguidas não pode ser obra do acaso.

E apesar do momento negro do time principal, olhando para o futuro o Brasil pode encontrar o seu caminho certo para 2014.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter