Quando o esperado era inesperado

Nenhum time fica invicto para sempre. Invencibilidades existem para serem quebradas. O Flamengo de apenas uma derrota no ano e de quase um turno sem perder no Campeonato Brasileiro não ia durar para sempre. E movido pelo embalo dos bons resultados, era difícil imaginar que o time perderia para o Atlético-GO, dentro do Engenhão. Ronaldinho Gaúcho e Renato, que levaram o terceiro cartão amarelo no último jogo, ficaram fora. Poderiam até ter "escolhido" o jogo "mais fácil", já que depois o Flamengo vai ao Sul enfrentar o Inter.

Todos os dados acima são verdadeiros. Assim como é verdade que o Atlético-GO é o time dos resultados impossíveis. O time que perdeu em casa para Avaí e Atlético-PR, foi o mesmo que venceu Flamengo, Santos e Cruzeiro além de empatar com Inter, São Paulo e Botafogo fora de casa.

No Maracanã, sem dois jogadores fundamental, Luxemburgo escalou o Flamengo num infeliz 3-6-1. Bottinelli e Thiago Neves tentavam se aproximar de Deivid e formavam um buraco no meio. O Flamengo tinha dificuldades na saída de bola e não conseguia oferecer perigo.

Muito disto deve-se também a uma postura tática impecável dos goianos, na estreia de Hélio dos Anjos. O Atlético se fechava na defesa, mas conseguia sair muito bem para o ataque, aproveitando principalmente a velocidade de Juninho. Era um time disposto a defender e esperando o bote certo ou um detalhe para surpreender.

E o detalhe foi o escanteio cobrado no primeiro pau, a falha de Felipe e o gol de Pituca aos 13 minutos.

O panorama do jogo, daí em diante foi o mesmo até o fim. O Flamengo tentava pressionar, mas não chegava nem perto do gol de Márcio. O tempo passava, o time ficava mais afobado, e cedia mais espaço. O Atlético-GO contra-atacava. E fazia gols, aumentando ainda mais a pressão e o desespero do Flamengo.

Juninho, Anselmo e Diogo Campos marcaram. Com um pouco mais de sorte e capricho, o Atlético-GO teria conseguido uma goleada ainda mais impressionante. Os goianos sempre estiveram mais perto do gol do que o Flamengo, que achou o de honra com Jael quando a goleada já estava definida.

É preciso destacar que não foi só o Flamengo que perdeu, em uma noite ruim. O Atlético-GO fez partida fantástica, conseguiu mais um resultado surpreendente e caminha para uma vida mais tranquila no Brasileirão.

Quanto ao Flamengo, a distância de 4 pontos para o Corinthians não é motivo para desespero. O momento é de absorver com tranquilidade a primeira derrota que viria cedo ou tarde. O rubro-negro não deixou de ser candidatíssimo ao título pela noite desastrosa no Engenhão.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter