Qual é o país da pizza?

Ontem a noite foi realizado o julgamento do Fortaleza, sobre o polêmico fim do clube na Série C. Depois de atrasar o início do segundo tempo por quase 15 minutos, o clube jogou os últimos minutos da partida contra o CRB conhecendo o resultado que precisava para evitar o rebaixamento para a Série D. O outro interessado, Campinense, já havia terminado seu jogo e deixou com o Fortaleza a missão de vencer por quatro gols de vantagem.

Nos minutos finais, com um jogador a mais e com um jogador de linha no gol do CRB (já que o goleiro foi expulso e o time não tinha mais substituições), o Fortaleza conseguiu o que parecia um milagre. Gols seguidos e um 4 a 0 suficiente para não rebaixar o time. E que não eliminava o CRB da próxima fase.

Após a partida, muita polêmica. Vídeos pipocaram na internet com suspeitas de que havia um acordo entre as duas equipes para que o Fortaleza conseguisse o resultado (veja no fim do post).

Na primeira etapa do julgamento, os vídeos foram analisados e o Fortaleza, absolvido. O Campinense promete recorrer até a última instância.

Longe de mim dizer se houve ou não combinação de resultado. É impossível tirar qualquer conclusão definitiva apenas pelo vídeo. Impossível para mim, impossível para os juízes. Se o Brasil fosse um país sério, antes de absolvido, o Fortaleza seria investigado a fundo. Deveriam ser avaliadas ligações telefônicas, contas bancárias, o que fosse preciso envolvendo jogadores e dirigentes dos clubes. O caso é sério, embora apareça pouco por se tratar de uma divisão inferior e de um clube de pouca expressão ter sido prejudicado.

Hoje, em conversa com o amigo Rafael Neves, ele levantou o que acontece na Itália onde nos últimos anos muitos clubes envolvidos em casos polêmicos tem sido punidos com perda de pontos e até rebaixamento. Confesso que não sabia se o "caso Fortaleza" seria realmente investigado por lá. A impressão de quem acompanha de longe é que só os times da Série A são realmente investigados (o que creio eu, aconteceria aqui no Brasil em caso semelhante).

Mas recorri ao especialista em futebol italiano Braitner Moreira, do ótimo blog Trippleta. Segundo ele, os clubes pequenos são os que mais sofrem por lá. Só nesta temporada, 15 clubes em todas as divisões foram punidos com perda de pontos no início da temporada (grandes, médios, pequenos e minúsculos). Embora algumas punições sejam exageradas ou brandas demais, os casos são sempre investigados como merecem.

O que acontece no caso Fortaleza, é um reflexo do que acontece no Brasil. O país se acostumou a empurrar a sujeira para debaixo do tapete e esquecer. Na política, no cotidiano, no futebol...

Provavelmente, está será apenas mais uma grande pizza fria à moda CBF.

Vejam o vídeo e sirvam-se à vontade:



---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Um comentário:

Wellington disse...

Foi lamentável a decisão sobre o jogo Fortaleza x CRB, o STJD decidiu pelo jogo sujo, pela armação, combinação de resultado e isso é vergonhoso... Agora todos os times vão querer fazer uso dessa prática, pois sabem que não importa as artimanhas e combinações que usarem para vencer dentro de campo, pois para o STJD o que vale é o resultado final, qualquer cego veria que o Fortaleza não tinha a mínima chance de vencer por 4x0 o CRB, se o jogo fosse honesto, limpo. Mas é assim mesmo, a justiça é cega e surda, pois o jogador assume em entrevista que disse "deixa fazer", apesar de ter dito que se referiu ao tiro de meta, mas disse e os auditores não conseguiram ver isso. Outra coisa não conseguir ouvir a palavra CHEQUE? Só não escuta quem não quer, só não ver combinação quem não quer e pra mim o STJD não quis. Fico triste, porque fui feito de palhaço, pois essa armação levou meu time para série D injustamente, comemoramos a permanência e pouco depois o Fortaleza consegue "magicamente" 2 gols. O Futebol perdeu a graça!
Moralizar o futebol? Nunca que isso irá acontecer, pois é melhor deixar tudo como estar, não é? Até mesmo porque sabendo que quem saiu prejudicado foi um time lá do interior da Paraíba, que não tem nenhuma força política, não é mesmo?
Fico triste, indignado, com raiva, com vergonha, decepcionado... Mas ainda acredito (pode até ser utópico) em um Brasil descente, onde a JUSTIÇA será feita, não analisando o tamanho e muito menos o poder aquisitivo dos envolvidos!
#VergonhaSTJD

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter