A Copa do Mundo é nossa...

Hoje foi um dia importante para a Copa do Mundo de 2014. Que infelizmente, escancarou erros de planejamento e fatos que deixam óbvias estranhezas sobre algumas escolhas do governo e da organização do Mundial.

Sou a favor da Copa do Mundo no Brasil. Independente de qualquer coisa, ela fará bem à população. Vai gerar empregos, gerar dinheiro, gerar evolução. Deixará um legado muito mais importante do que os problemas. Mas os problemas não serão poucos.

O principal erro é o excesso de sedes, que ficou claro no anúncio da tabela hoje. 12 sedes é coisa demais para uma competição com 64 jogos. E este abuso (que se justifica pois: mais sedes = mais obras = mais possibilidade de fraudes, desvios, favorecimentos) gera algumas situações como:

- O Maracanã, principal estádio do Mundial, na melhor das hipóteses terá apenas um jogo do Brasil. A nossa seleção só jogará no centro da Copa se chegar à decisão.

- Porto Alegre, um dos centros mais importantes do futebol do Brasil, receberá apenas 5 jogos. O mais importante, nas OITAVAS DE FINAL.

- Alguns times terão que enfrentar verdadeira Via Crúcis pelo país. O F4, por exemplo, disputa a primeira partida em Curitiba, atravessa o país para jogar em Cuiabá e volta para encerrar a participação em Porto Alegre.

A diminuição de sedes, diminuiria os custos com construção de estádios, faria as seleções viajarem menos e faria grandes centros (e até centros menores) receberem mais jogos (mais importantes).

Cuiabá e Manaus vão ter estádios com custo de quase 150 milhões por jogo. Estádios que depois da Copa, dificilmente serão aproveitados para fazer valer o custo.

O enorme elefante branco da capital do país, que vai receber quartas de final e disputa de terceiro lugar, dificilmente terá "casa cheia" quando os times da cidade jogarem por lá.

Uma Copa com 8 sedes teria menos dinheiro público, menos problemas estruturais, mais jogos por estádio (para fazer valer o investimento) e os mesmos benefícios. Mas, é o Brasil, e a política ainda é mais importante.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter