O caminho contra a degola

O Campeonato Brasileiro chegou à última rodada com o funil apertado na luta contra a Série B. Avaí e América já haviam confirmado a queda duas rodadas atrás. Agora, para as duas vagas restantes, são três concorrentes. E a briga promete ser quente.

Cruzeiro - 16º colocado - 40 pontos Adversário: Atlético-MG (casa)

O Cruzeiro é o único que depende apenas de si na rodada final. Caso vença o clássico com torcida única celeste contra o Atlético-MG, está salvo do rebaixamento. Mas, diferentemente das últimas ocasiões, o Cruzeiro está longe de ser favorito na partida. Dono da pior campanha do returno ao lado do Avaí, ainda terá desfalques importantes: Fábio e Montillo, referências técnicas e comportamentais do time estão fora, suspensos.

A "sorte" do Cruzeiro está na vantagem nos critérios de desempate. Tem folga em relação aos adversários e mesmo com uma derrota para o Atlético-MG, pode permanecer na Série A desde que nenhum dos outros concorrentes vença seus jogos.

Ceará - 17º colocado - 39 pontos Adversário: Bahia (fora)

O confronto final dá ao Ceará uma vantagem e uma desvantagem em relação aos concorrentes. É o único que não encara um clássico local. Mas é também o único que jogará distante de sua torcida.

Embora muitos falem em favorecimento do Bahia, o cenário encontrado pelo Ceará em Pituaçu não será fácil. O Bahia quer uma vaga na Sul-Americana e promete dar a seus jogadores um bom prêmio pela conquista. Além disso, é um time defensivo que sofre poucos gols (foram apenas 21 nos 18 jogos do returno).

O Ceará, que precisa vencer e contar com empate ou derrota do Cruzeiro, também jogará com desfalques importantes. Fernando Henrique, Daniel Marques, Eusébio e Thiago Humberto estão suspensos. João Marcos é dúvida. A boa notícia é o retorno do artilheiro Felipe Azevedo, que marcou três gols na importante vitória sobre o Grêmio no Olímpico.

Atlético-PR - 18º colocado - 38 pontos Adversário: Coritiba (casa)

A missão do Atlético-PR é, de longe, a mais complicada. Primeiro pela combinação necessária: precisa vencer o Coritiba, que o Ceará não vença o Bahia e que o Cruzeiro perca para o Atlético-MG.

Como se não bastasse, terá pela frente um rival local que recentemente viveu o drama do rebaixamento. Para o Coritiba, o jogo é ainda mais especial pois pode valer uma vaga na próxima Libertadores. Sem dúvidas, o Atlético-PR tem a pior missão e o adversário mais complicado.

A única vantagem em relação aos adversários é a "ausência de ausências". Se o Ceará pode ficar sem meio time titular e o Cruzeiro não terá seus dois principais jogadores, o Furacão vai de força (quase) máxima. Gustavo Araújo, que vinha atuando como titular, está suspenso mas raramente foi unanimidade na Baixada. Será substituído por Fabrício, titular até pouco tempo atrás.

OPINIÃO DO MARCAÇÃO:

A briga é complicada. Os três times vivem momentos técnicos muito ruins e não mostram poder de reação. Acho a missão do Atlético-PR impossível e o considero carta fora do baralho. Na verdade, a tendência natural é que nenhum dos três vençam na rodada (por enfrentarem adversários mais fortes e condições adversas). Esta é a grande vantagem dos mineiros. Mas na imprevisibilidade do futebol, acredito que aquele que vencer, seja quem for, estará a salvo.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter