O caminho para o título

Faltando duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, três times ainda brigam pelo título. A briga quente pode ser resolvida com uma rodada de antecedência já que Vasco e Fluminense se enfrentam nesta rodada e podem acabar se matando.

O Corinthians é favorito. Mas não terá vida fácil já que tem pela frente confrontos complicados. Vasco e Fluminense dependem de tropeços dos paulistas para poder sonhar.

Serão 5 jogos decisivos na conquista do título. Outros tantos já foram decisivos. Mas há quem prefira um jogo final, no mata-mata. Vai entender...

Veja quem são os candidatos, seus jogos e o que precisam para ficar com o troféu.

Corinthians - 1º colocado - 67 pontos
Jogos: Figueirense (fora) e Palmeiras (casa)

Matematicamente, o Corinthians precisa de 4 pontos para garantir o título. Ou seja: basta vencer um jogo e empatar outro. Mas a tarefa não é fácil. Primeiro o time encara o Figueirense, brigando por vaga na Libertadores e mordido pela goleada sofrida para o Fluminense, fora de casa. E depois decide em clássico contra o Palmeiras, que tem como única motivação tirar o título do rival.

Se vencer um jogo e perder o outro, o Corinthians elimina o Flu da disputa e só perde o título se o Vasco vencer os dois jogos. Ou seja: se vencer o Figueirense, comemora o título por antecipação desde que o Vasco não vença o Fluminense.

Com dois empates, o Corinthians também tira o Fluminense da briga. Mas depende de uma derrota (ou dois empates) do Vasco para poder comemorar o título.

Com um empate, além de torcer para que o Vasco perca pelo menos um dos jogos ou não ganhe nenhum, o Corinthians precisa torcer para que o Fluminense não vença seus dois compromissos.

Caso perca as duas partidas, o Corinthians só fica com o título se Vasco e Fluminense empatarem na próxima rodada e não vencerem seus jogos na partida derradeira.

Vasco - 2º colocado - 65 pontos
Jogos: Fluminense (fora) e Flamengo (casa)

O Vasco tem dois clássicos pela frente. Um contra um adversário direto pelo título e outro com um que provavelmente ainda sonhará com uma vaga na Libertadores. Precisa tirar três pontos de vantagem em relação ao Corinthians, já que tem grande desvantagem no número de vitórias. Empatar com os paulistas no número de pontos não dará ao Vasco a conquista. Ou seja: se não vencer nenhum dos jogos finais o Vasco não ganhará o Campeonato Brasileiro.

Se vencer os dois jogos, o Vasco torce para que o Corinthians faça no máximo três pontos (perca uma ou empate as duas).

Caso ganhe um jogo e empate o outro, o Vasco só fica com o título se o Corinthians fizer no máximo um ponto (empate uma e perca a outra ou perca as duas).

Com uma vitória e uma derrota, o Vasco precisará que o Corinthians perca seus dois compromissos para ficar com o título. Se a única vitória não for sobre o Fluminense (perca para o Flu e vença o Flamengo), o Vasco precisará secar também o rival na última rodada para sonhar com a conquista.

Fluminense - 3º colocado - 62 pontos
Jogos: Vasco (casa) e Botafogo (fora)

O Fluminense tem o panorama mais difícil entre os concorrentes, embora tenha vantagem sobre os dois no critério de desempate (com 20 vitórias, se ficar empatado com os rivais ganha o troféu). No entanto, apenas um cenário serve para o Fluminense no Brasileirão.

Para comemorar o título no dia 4 de dezembro, o Fluminense precisa ter vencido o Vasco e ganhar do Botafogo. Além disso, precisa que o Corinthians faça no máximo um ponto em dois jogos (um empate e uma derrota ou duas derrotas).

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter