Queda e liderança

A queda, no título do post, tem duplo sentido. O primeiro, de rendimento. O Vasco atingiu seu ápice na temporada antes da reta final e não consegue repetir o desempenho nos últimos jogos. Natural para quem jogou no limite desde o "quase" rebaixamento no Campeonato Carioca passando pelo título da Copa do Brasil, jogos decisivos na Sul-Americana e uma campanha correta no Brasileirão. Do outro lado, a queda do Avaí, agora matemática. A derrota por 2 a 0 tornou irreversível o que até a diretoria do clube avaiano já pensava ser impossível.

Não foi um bom jogo em São Januário. O Vasco voltou a ter Élton ao lado de Éder Luís na frente mas mostrou que não foi apenas a mudança no esquema que causou o desempenho ruim dos últimos jogos. Os donos da casa já eram superiores em campo, esbarrando em boa atuação do estreante goleiro Marcelo Moretto, quando Júnior Urso contribuiu aos 20 minutos. A expulsão, justa, do volante do Avaí serviu apenas para decretar de vez o que parecia questão de tempo: a vitória do Vasco.

Embora fosse possível imaginar um massacre daí em diante, o que se viu foi um jogo em ritmo lento. O Vasco pressionava mas não conseguia imprimir o ritmo avassalador de outrora. Tanto é que os gols da vitória só saíram no segundo tempo: primeiro com Felipe, depois com Élton.

Por falar em segundo tempo, na etapa final Juninho pediu pra sair e Éder Luís saiu machucado. Desgaste óbvio e já justificado no início do texto.

A tarefa do Vasco não é fácil. Reassume provisoriamente a liderança do Brasileirão mas corre enorme risco. Terá que jogar no limite até o fim para não correr risco de perder as duas disputas que tem pela frente. E o limite vascaíno nesta reta final me parece cada vez menor. Infelizmente, para um time que merece tudo pelo ano brilhante até aqui.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter