Uma exclamação, várias interrogações

Basta abrir um site esportivo de qualquer canto do mundo para notar o que representa o anúncio de que Neymar vai ficar no Santos até 2014. O craque santista rapidamente virou capa de centenas de portais, com destaque inclusive no site da FIFA.

Antes de mais nada, é preciso exaltar o Santos e seu presidente, Luís Alvaro. Conseguir manter um jogador do calibre de Neymar por aqui é uma novidade que pode mudar o panorama do futebol brasileiro nos próximos anos. Atrai ainda mais atenção internacional e tem tudo para mostrar aos garotos que nem sempre ir para o exterior é o melhor caminho, principalmente antes de sequer se firmar por aqui. Ótimo para o Santos, ótimo para o futebol (e para o torcedor) brasileiro.

Mas nem só de "exclamação" vive o fico de Neymar. A questão deixa algumas dúvidas.

A primeira delas é quanto à evolução de Neymar. Apesar de já estar entre os 23 melhores jogadores do mundo (além de o mais jovem é o único que não joga no futebol europeu), sabe-se que o garoto desta vez é apenas "mais um". Seria histórico para ele, conseguir vencer o prêmio aqui no Brasil, mas a dificuldade é ainda maior. Porque vai depender de ótimas atuações e também de conquistas importantes (Libertadores, Brasileiro, Mundial).

Além disso, Neymar é hoje o principal nome da seleção para 2014. A experiência de atuar na Europa antes disso, daria "peso" e "cancha" para o jogador. Provavelmente faria bem para ele. Certamente faria bem para a seleção.

A última grande interrogação é sobre a participação do Banco do Brasil no negócio. Banco público é feito de dinheiro público. E eu acho que no Brasil há coisas mais importantes para serem resolvidas do que a permanência ou não de um jogador. Mas como a questão é nebulosa, fica apenas a interrogação. As coisas poderiam, e deveriam, ser mais claras.

É impossível saber se Neymar se jogar na Europa faria bem ao seu futebol (embora os indícios deixem claras as impressões de que não seria diferente). É certo que a jóia pode brilhar cada vez mais no Brasil.

Em 2014, Neymar terá entre 22 e 23 anos. Tempo mais que suficiente para ter feito história por aqui, ter reconhecimento mundial e construir uma carreira longa e de sucesso no futebol europeu. E por isto, mais do que a exclamação, o fico de Neymar merece muitos aplausos.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter