O caminho para a América

Disputar a Libertadores é um sonho para todos os times do Brasil. Vale prestígio, dinheiro, investimentos e a possibilidade de disputar o Mundial de clubes. Para 2012, já temos quatro representantes confirmados: Santos (atual campeão), Vasco (campeão da Copa do Brasil), Corinthians e Fluminense (já classificados matematicamente pelo Campeonato Brasileiro). Restam duas vagas. E faltando uma rodada, seis pretendentes.

Flamengo - 4º colocado - 60 pontos Adversário: Vasco (fora)

O Flamengo que já esteve muito perto e muito longe da Libertadores tantas vezes neste Brasileiro está muito perto de confirmar a vaga. Basta um empate para que sua torcida comemore (não só a vaga como também a impossibilidade do rival Vasco comemorar o título).

A situação do rubro-negro é tão "tranquila" que pode conquistar a vaga mesmo que perca. Basta que entre Coritiba, Internacional e Figueirense no máximo um vença na rodada final.

A tarefa porém, é ingrata. O Vasco briga pelo título, vive grande momento e tem um bom time. O Flamengo não. Já viveu momentos melhores no Campeonato e convive com a baixa técnica de jogadores importantes. Luxemburgo tem mudado o time e buscado soluções, mas com pouco sucesso.

Coritiba - 5º colocado - 57 pontos Adversário - Atlético-PR (fora)

O Coritiba tem uma missão difícil mas que pode ser histórica. Se vencer o Atlético-PR, além de decretar o rebaixamento do rival, garante vaga na Libertadores. Para isto, espera manter o bom retrospecto do ano. Chegou a final da Copa do Brasil, bateu recorde de vitórias consecutivas e vive seu melhor momento no Brasileirão (embora não ande jogando o futebol encantador do primeiro semestre).

Empate ou até mesmo derrota não tiram a chance do Coritiba de classificação à Libertadores. Mas pelo grande número de concorrentes, depende de uma combinação improvável. Se não vencer o Coritiba, precisará que nenhum dos outros quatro concorrentes vença. O Coritiba é favorito, mas enfrentará um rival sempre duro, motivado para escapar do rebaixamento e um estádio adverso. Não será nada fácil.

Internacional - 6º colocado - 57 pontos Adversário: Grêmio (casa)

Embora raramente tenha vivido momentos de regularidade no Campeonato Brasileiro, o Inter chega como forte candidato a uma das vagas à Libertadores. Enfrenta um Grêmio combalido e desmotivado e terá suas principais peças à disposição. Precisa vencer (a classificação com um empate é possível, mas pouco provável) e torcer por um tropeço ou do Flamengo ou do Coritiba.

O Grêmio promete empenho para dar a vitória a Celso Roth, que já anunciou sua saída. Mas o Colorado é de longe o favorito no confronto.
Figueirense - 7º colocado - 57 pontos Adversário: Avaí (fora)

O Figueirense sofreu com a tabela dura nas últimas rodadas e perdeu fôlego. Chega à última rodada precisando vencer e torce contra Inter, Coritiba e Flamengo. Um deles, no máximo, pode vencer. A situação do empate é a mesma do Inter e Coritiba.

Na última rodada, o Figueirense enfrenta um Avaí já rebaixado e que joga apenas para impedir o sonho do rival. Parece fácil, mas não será. O Figueirense que não faz um gol há três jogos parece ter deixado passar o momento quase perfeito. Tem um time muito melhor e tudo que precisa para vencer, mas a combinação necessária pode dificultar o sonho e desmotivar o time.
São Paulo - 8º colocado - 56 pontos Adversário: Santos (casa)

O São Paulo vem para o segundo clássico consecutivo precisando vencer a todo custo. Garantiu a permanência de Leão para a próxima temporada o que deve dar motivação extra. E entre os concorrentes, é o que tem o jogo mais fácil (na teoria). O Santos já pensa no Mundial e jogará com um time totalmente reserva, sem a menor ambição.

O grande problema do São Paulo é o São Paulo. Assim como foi durante toda a competição. O tricolor se sabotou e agora precisa de muita sorte se quiser chegar à Libertadores. Vencer um jogo onde é amplo favorito não bastará.

Botafogo - 9º colocado - 55 pontos Adversário: Fluminense (fora)

O Botafogo é a grande decepção da reta final. Despencou na tabela com derrotas seguidas e só manteve as chances matemáticas de chegar à Libertadores graças à gordura acumulada e o bom número de vitórias.

Mas a missão do time é quase impossível. Além de vencer o Fluminense (que não ganhou nenhum clássico no ano e que tem pouca motivação para o confronto), precisa de uma combinação perfeita de resultados: nenhum dos quatro times que estão logo acima podem vencer. Assim como o São Paulo, outro fator complicador é o próprio Botafogo que parece perdido e vem jogando muito mal.

Mas o Botafogo sempre foi o time da supertição, então vai uma: os resultados da última rodada do primeiro turno, se repetidos, colocam o Botafogo na Libertadores.

OPINIÃO DO MARCAÇÃO:

São muitos concorrentes, jogos imprevisíveis e muito equilíbrio. É difícil apostar. O Flamengo tem tudo para ficar com a vaga, embora tenha o jogo mais difícil pela frente. Enfrentará um adversário absolutamente motivado e o pior, um time forte.

Creio que o Coritiba ficará com uma das vagas. Tem tudo para vencer o Atlético-PR. A outra vaga, ao meu ver, fica entre Internacional e Flamengo.

No domingo, depois de 90 minutos de muita emoção, saberemos.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter