Real cada vez mais perto. Muito, muito distante.

Existe um time no mundo capaz de colocar medo, tensão e vencer o Barcelona mesmo com o time catalão em um dia bom. É o Real Madrid. O que não quer dizer que o time de Mourinho seja melhor ou levemente favorito em um confronto entre os dois. Pelo contrário.

O Barcelona que joga no limite há três temporadas não tem muito mais para melhorar. É um time fantástico que beira a perfeição. E por isto, não muda seu jeito de atuar seja quem for o adversário. É ofensivo, é qualificado e joga com a bola. Hoje, mesmo no Bernabeu, o time passou 73% do tempo com a bola nos pés.

O Real Madrid melhora a cada temporada. Cria mais alternativas, joga melhor e torna-se um time mais perto de ser invencível contra outras adversários que não sejam o rival catalão. Mas a demonstração de que ainda está abaixo, e sabe disto, é que o time precisa mudar sua postura quando enfrenta o Barcelona. Recua as linhas, joga sem a bola e coloca o coração para tentar vencer.

Parece existir apenas uma fórmula para vencer o Barcelona. O Real Madrid já descobriu e tenta aplicá-la a risca. Mas ela não é exata e é difícil. É preciso atenção total na marcação durante cada segundo e aproveitamento perfeito nos contra-ataques. E mesmo assim, uma boa dose de sorte é necessária.

No Bernabeu, o Barcelona foi melhor durante os 90 minutos. Jogou no campo ofensivo e tocou a bola com inteligência. Teve dificuldades para conter o ímpeto inicial do Real nos contra-ataques já que o 3-4-3 deixava seus zagueiros sem sobra contra os três atacantes do 4-3-3 dos brancos. Num dos lances, Cristiano Ronaldo levou vantagem na velocidade sobre Piqué e abriu o placar ainda no início.

Aos poucos, porém, o Barcelona acertou a sobra na defesa com o recuo de Daniel Alves e as pernas de Cristiano Ronaldo não eram as mesmas para puxar todos os lances em alta velocidade. As oportunidades começaram a surgir e quando Puyol empatou no início do segundo tempo a equipe de Guardiola já tinha perdido pelo menos três boas chances.

Sabendo que precisava de um bom resultado jogando em casa, Mourinho tentou adiantar seu time no tradicional 4-2-3-1 com as entradas de Ozil e Callejón (que entrou muito mal). E justamente quando o Real tentava jogar e ter mais a bola, Abidal recebeu passe genial de Messi na cara do gol e saiu para o abraço. Ou melhor, para o "ai, se eu te pego".

O Real está cada vez mais perto do Barcelona porque é um time que melhora contra um que mantém o padrão. Mas mesmo sem brilho, a tendência é de vitória para Guardiola, Messi e cia. Contra o Real Madrid, ou outro qualquer. Para este time, adversário e local não parece fazer a menor diferença.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Um comentário:

Wilson Oliveira disse...

Caraca, fazia anos que eu não comentava aqui no seu blog. Fiquei lembrando do início do meu, haha!

Enfim, assino embaixo na sua postagem.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter