Venceu quem mereceu

O Fluminense sofreu mais do que poderia. Mas confirmou sua vaga na decisão da Taça Guanabara após vencer o Botafogo por 4 a 3 nos penaltis. No jogo, o time de Abel Braga foi superior, saiu atrás, mas acabou conseguindo o empate por 1 a 1 que deixou a história ser decidida da marca da cal.

A partida no Engenhão foi equilibrada e de poucas emoções. Armado no 4-2-3-1 tradicional com Herrera espetado pela direita na vaga de Maicosuel, o Botafogo abria espaço para Lucas no corredor direito e fazia desta sua principal alternativa ofensiva. No 4-2-2-2 também tradicional, o Fluminense tinha no mesmo lado sua força ofensiva. Por ali, Bruno apoiava constantemente com o apoio de Deco, Wellington Nem e às vezes Thiago Neves.

Embora tivesse mais a bola durante a etapa inicial e ocupasse mais o campo ofensivo, o Botafogo não conseguiu ser melhor que o Fluminense. Que tocava a bola com inteligência no ataque e criava as melhores chances. Vantagem que ficou maior na volta do intervalo, quando acertou a marcação no meio-campo e não pressionou um Botafogo com setores isolados e dificuldade para trabalhar a bola.

O Fluminense empilhava chances perdidas e o nervosismo aumentava. O Botafogo se aproveitou dos espaços para criar em velocidade. E depois de perder uma chance, a defesa do Flu errou na linha do impedimento e Herrera achou Elkeson em condição para abrir o placar. Em desvantagem, Abel Braga trocou Bruno por Rafael Moura e o Botafogo respondeu com Lucas Zen na vaga de Maicosuel. Antes mesmo que as mexidas surtissem efeito, porém, Leandro Euzébio recebeu lançamento longo de Deco e contou com posicionamento também errado da defesa do Bota para empatar o jogo. Com o empate, os treinadores reorganizaram seus times nos sistemas iniciais: Oswaldo de Oliveira com Caio no lugar de Marcelo Mattos, Abel Braga com Jean na vaga de Deco.

No fim, um empate justo por 1 a 1 num jogo que o Fluminense podia ter decidido mas que não foi tão melhor que seu adversário. Nos penaltis, Jean perdeu para o Flu. Mas Lucas e Loco Abreu perderam para o Botafogo, o último sem a tradicional cavadinha. 4 a 3 e Fluminense classificado.

O Fluminense chega à decisão como franco atirador. Depois de quase ser eliminado na primeira fase e sair atrás na semifinal, ainda procura seu rumo sob o comando de Abel Braga. Dispensa comentários pela qualidade na frente mas tem problemas graves no sistema defensivo que impedem o time de se soltar. O Vasco, mais bem montado, é favorito. Tanto é que já venceu o adversário na primeira fase. Mas não é bom duvidar de um time com tanto talento individual como o Fluminense na decisão.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter