Boas-vindas melhor, impossível

O desafio de Vanderlei Luxemburgo no comando do Grêmio ganhou ontem a noite um início promissor. O técnico não teve influência direta, mas certamente viu e gostou da vitória e classificação do seu novo time para as semifinais do Taça Piratini (1º turno do Campeonato Gaúcho). O 2 a 1 sobre o Internacional no Beira-Rio foi justo e mostrou ao novo comandante um caminho para trilhar no tricolor gaúcho.

Na noite de ontem, méritos para Roger que disputou o segundo Gre-Nal como técnico interino e venceu pela segunda vez. A palestra antes do jogo, tão elogiada pelos atletas, certamente surtiu efeito. O Grêmio entrou mordido e mordendo. Se impôs e foi superior ao rival durante quase todo o confronto.

No mesmo 4-3-1-2 testado por Caio Júnior, a novidade no time foi a presença do estreante Souza no meio-campo. O volante mostrou desenvoltura para sair para o jogo no vértice direito do losango e contribuiu muito com a marcação adiantada e incansável imposta pelo time gremista desde o apito inicial. O Internacional, sufocado, foi obrigado a mudar o sistema recuando Oscar para tentar equilibrar a força no meio espelhando o esquema tático do adversário. Igualou nas peças mas em nenhum momento se aproximou na pegada.

Com Gilberto Silva dando segurança à zaga com o posicionamento sempre perfeito e o meio-campo marcando forte e conseguindo fazer a saída de bola, coube a Kléber assumir o seu papel de protagonismo. Participou ativamente do jogo abusando dos toques curtos pelo centro, usando a força quando preciso e aparecendo com certa liberdade quando deixava a área para agir por trás dos volantes colorados. Em uma dessas jogadas, buscou a bola e tabelou com Marco Antônio para receber na área e marcar o gol da vitória quando a partida estava morna e equilibrada no segundo tempo.

Antes, o Grêmio havia aberto o placar com Léo Gago em jogada de bola parada após falta sofrida por Kléber quando era muito superior na partida. Diminuiu o ritmo após o gol e permitiu ao Inter igualar o placar com o talento individual de seu time, se aproveitando ainda de rara falha na saída de bola, com passe errado de Fernando que terminou em gol de Leandro Damião.

O Grêmio consegue a volta por cima e abre caminho para Luxemburgo iniciar sua passagem pelo clube com uma conquista. O desafio dos dois é enorme, mas creio que será ótimo para ambos. O Grêmio merece pelos investimentos corajosos que fez, embora tenha sido precipitado novamente ao queimar um técnico pelo desempenho no estadual. Já Vanderlei Luxemburgo, precisa parar de desperdiçar seu talento e voltar a alçar vôos altos na carreira. No Grêmio ele encontra um time com a pegada tradicional gaúcha mas também com qualidade para decidir e brilhar.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter